metropoles.com

Após explosão, Praça dos Três Poderes é cercada novamente por grades

Medida foi tomada por uma questão de segurança no local. Até o momento, não há previsão de os gradis serem retirados novamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
STF grade4
1 de 1 STF grade4 - Foto: <p>
Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Após o homem-bomba se explodir em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Praça dos Três Poderes foi cercada nesta quinta-feira (14/11) por gradis. A medida foi tomada por uma questão de segurança. Até o momento, não há previsão para que as grades sejam retiradas do local.

Por volta das 11h desta quinta-feira (14/11), a Esplanada dos Ministérios foi totalmente liberada para trânsito de veículos e pedestres. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) havia suspendido a circulação na região após o atentado com bomba em frente ao STF, na noite dessa quarta-feira (13/11).

O trânsito foi liberado enquanto equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) organizavam o local da explosão, e as grades de proteção eram recolocadas em volta das sedes dos Três Poderes. A região permanecerá totalmente bloqueada para acesso de pessoas não autorizadas.

Confira:

7 imagens
1 de 7

STF recebe grade


Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 7


Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3 de 7


Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
4 de 7


Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
5 de 7


Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
6 de 7


Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
7 de 7

Durante a manhã, as forças de segurança fizeram uma varredura na área, para garantir a inexistência de outros possíveis explosivos. O trabalho só pôde começar nesta manhã, depois que equipes da PMDF desativaram quatro itens suspeitos, que poderiam ser explosivos e colocar em risco o trabalho dos peritos.

Na noite dessa quarta-feira (14/11), Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, acionou explosivos no carro dele, que estava estacionado próximo ao Anexo 4 da Câmara dos Deputados, e detonou explosivos em frente ao STF, tirando a própria vida.

 

Até o início desta manhã, policiais militares haviam detonado ao menos quatro objetos, por desconfiarem que fossem explosivos, segundo PMs que atuam na região.

Por volta das 9h, o corpo de Francisco foi recolhido pelos peritos e levado para o Instituto de Medicina Legal (IML). Como medida de segurança, toda a Praça dos Três Poderes voltou a ficar cercada. A medida também foi adotada após os ataques de 8 de janeiro de 2023.

Apenas 9 meses sem grades

Essa é a segunda vez neste ano que a Praça dos Três Poderes está com grades de proteção. Os gradis, que haviam sido colocado em 2023, após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, no ano passado, foram retirados apenas em 1º de fevereiro deste ano pelos presidentes do STF, Luis Roberto Barroso, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o atentado explosivo, a cerca foi novamente implantada – menos de 1 ano com a recolhida da proteção.

As grades também foram colocadas no Congresso Nacional  após a invasão de bolsonaristas à sede em 2023, mas haviam sido retiradas em 8 de janeiro deste ano – após completar um ano no ataque.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?