Após estragos da chuva na EPTG, Ibaneis convoca reunião de emergência
Nas redes sociais, o governador disse que a situação caótica em Vicente Pires é resultado de anos de “descaso e omissão”
atualizado
Compartilhar notícia
A inundação que destruiu parte de Vicente Pires e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) na noite de quinta-feira (02/04/2019) foi causada pelo entupimento de bocas de lobo, segundo a administração regional da cidade. Tomada por pregos, brita e pedaços de asfalto, a rede não suportou a forte chuva. Pelas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que a situação é resultado de anos de descaso e omissão. Na manhã desta sexta-feira (03/05/2019), o emedebista fará uma reunião de emergência para definir quais medidas o Executivo irá tomar.
“Anos de descaso e omissão estão cobrando seu preço com as fortes chuvas que têm castigado regiões do Distrito Federal. Governos passaram e deixaram que famílias habitassem locais sem realizar obras básicas de infraestrutura em alguns bairros, como Vicente Pires, Sol Nascente e Por do Sol”, afirmou Ibaneis, pelas redes sociais.
A reunião terá participação do administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro, do secretário de Obras, Izidio Santos, representantes da Terracap, Novacap, do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur e, aproximadamente, de 20 lideranças comunitárias da cidade.
Segundo o administrador Daniel de Castro, governos passados erraram nas obras de urbanização de Vicente Pires. “Abriram a cidade toda de uma vez. Temos um grande declive na Rua 12, no Taguaparque, até Rua 3. E a água desce como enxurrada, arrancando prego, brita, asfalto, e joga tudo na Rua 3 e na ETPG. As bocas de lobo não aguentam e acabam entupidas”, destacou.
Contabilizando os danos da tempestade, o administrador afirma que as ruas 3A, 3B, 3C, 4A, 4B, 4C, 4D, 6, 8 e 10 estão abertas. De acordo com Castro, o governo já mobilizou maquinário e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) para tentar reduzir os danos dentro da cidade.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores de Vicente Pires, Gilberto Camargos, a comunidade vai cobrar do governo a instalação do estado de emergência na cidade. Uma manifestação está marcada para as 16h desta sexta-feira (03/05/2019) e pode fechar a EPTG na volta para casa. “Também vamos pedir a ajuda do Exército para a região”, acrescentou. A vizinhança prepara uma grande manifestação na EPTG na tarde desta sexta-feira, justamente para cobrar providências do GDF na região.
Por meio de nota, o DER informou que está fazendo, a partir desta sexta-feira, a reconstrução de cerca de 400 metros de asfalto que foram arrancados pela forte chuva na marginal da EPTG, na altura da Rua 3 de Vicente Pires, próximo ao Viaduto Israel Pinheiro.
“Informamos que faremos o bloqueio apenas parcial do trecho, para não causar impacto no trânsito. A previsão é a de que ainda no período da manhã consigamos executar a restauração”, destacou o órgão. Ressaltou, também, que o problema não será completamente resolvido enquanto não for concluída a obra de drenagem da cidade, já em andamento.