Após dois anos, Torre de TV Digital reabre ao público
O monumento é um dos principais cartões-postais da capital e foi fechado após serem apontados problemas estruturais
atualizado
Compartilhar notícia
Após dois anos fechada por problemas estruturais, a Torre de TV Digital reabriu para o público nesse sábado (25/8), com visitas gratuitas guiadas. O horário de funcionamento de um dos principais cartões-postais da capital é das 9h às 17h, aos finais de semana e feriados.
Conhecida como Flor do Cerrado, a Torre Digital é o último projeto de Oscar Niemeyer a ser edificado antes do seu falecimento. Inaugurada em 21 de abril de 2012, o monumento possui 182 metros de altura, sendo 120 metros de concreto armado.
Como o Metrópoles mostrou em março deste ano, uma tese de Fellipe Sobreira Soares, aluno da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), mostrou falhas na torre, inaugurada há apenas seis anos.
Entre 2014 e 2015, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) apontou falhas no projeto e na execução da obra. Segundo a Corte, elas causaram danos que poderiam trazer prejuízo à segurança, durabilidade e qualidade da Flor do Cerrado.
Auditores do TCDF apuraram que o programa não previu a captação e a drenagem pluvial, especialmente nas passarelas de acesso às cúpulas (bar e exposições). A água das chuvas não tinha para onde escoar adequadamente, causando graves infiltrações.
Havia também indícios de corrosão da estrutura; sinais de oxidação da armadura de aço; além de trincas grandes na fachada, na cobertura e internamente; fissuras diversas nas rampas e por toda a obra. Muitas dessas incorreções foram apontadas no trabalho de Fellipe Sobreira, concluído em 2016.
Outros problemas graves foram mostrados, como fios expostos, vazamentos no sistema de descarga a vácuo e nas bombas d’água, calçadas de acesso remendadas e grandes rachaduras no piso.
A Terracap garante que os reparos necessários já foram realizados.