Após doação, Samu troca oxímetros de transporte aéreo e ambulâncias
O equipamento mede de modo indireto a quantidade de sangue que está sendo transportado no corpo
atualizado
Compartilhar notícia
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu doação de 40 oxímetros de pulso e trocou o equipamento das 30 ambulâncias em circulação, transporte aéreo e núcleo de medicina do trabalho. A distribuição começou na manhã desta terça-feira (15/12).
Os oxímetros foram doados à Secretaria de Saúde pela empresa Mazimus Serviços Especializados. O equipamento mede de modo indireto a quantidade de sangue que está sendo transportado no corpo, o monitor do aparelho exibe a porcentagem de hemoglobina arterial.
Desse modo, o oxímetro de pulso é apropriado para o uso dos profissionais de saúde para medir a oxigenação em relação ao tempo e de forma precisa no próprio local de atendimento. O Samu já contavam com esses aparelhos, porém não eram novos.
Agora, os profissionais trarão maior precisão dos parâmetros respiratórios dos pacientes que serão atendidos. Segundo o diretor substituto do Samu, Rafael Rodrigues, “em meio à pandemia de Covid-19, os atendimentos de sintomáticos respiratórios aumentaram consideravelmente”.
Ele explica que “o oxímetro de pulso é uma ferramenta imprescindível para as equipes bem como para o médico regulador promover sua conduta”. Segundo o profissional da saúde, o equipamento, apesar de simples, fornece os dados de forma imediata.