Após descarrilamento, Metrô-DF começa dia com Estação Central fechada e opera com lentidão
Segundo a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, os trens estão entrando em linha aos poucos
atualizado
Compartilhar notícia
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou, na manhã desta terça-feira (14/9), que, por enquanto, 10 trens estão em operação, após o descarrilamento de um carro do metrô na noite de segunda-feira (13/9).
Ainda de acordo com o Metrô-DF, em função das ações de manutenção tanto em Central quanto no trecho entre Shopping e Asa Sul, os trens estão entrando em linha aos poucos.
A Estação Central esteve fechada durante as primeiras horas da manhã desta terça, e foi aberta às 9h. O vagão saiu dos trilhos entre as estações Central e Galeria.
“A manutenção do trecho entre as estações Shopping e Asa Sul continua durante o dia de hoje, com restrição de velocidade. O Metrô-DF lamenta pelos transtornos e agradece a compreensão dos usuários”, disse a nota.
A Companhia do Metropolitano disse, também por meio de nota, que foi aberta uma investigação para saber o que provocou o descarrilamento, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia identificado o que teria causado o acidente.
Segundo passageiros que estavam no metrô no momento do ocorrido, eles viveram “momentos de terror”. Por sorte, ninguém se feriu. A estudante Ingrid Borges, 24 anos, viajava sentido Central e passava pela estação Galeria quando avistou um trem parado em manutenção na linha de sentido contrário.
“O trem que estávamos também parou. O maquinista parou para verificar e desceu até a outra ponta do metrô. Nisso, ouvimos um estalo e teve um estouro nos três primeiros vagões. Chegamos a ver uma explosão e, em seguida, um apagão. Foi um terror. Passei mal, tive crise de pânico. O trem descarrilou”, explicou.
“O maquinista tentou voltar sentido Galeria, foi quando o trem descarrilou e houve a explosão. Todo mundo ficou muito assustado. O que deu mais medo foi o metrô vibrando com outros carros. Ficamos com medo de chegar outro trem. Os seguranças nos guiaram até a Estação Central”, completa a estudante.
Veja a íntegra da nota do Metrô-DF:
“O Metrô-DF informa que, por volta das 20h desta segunda, 13, houve uma ocorrência com um trem próximo à Estação Central, sem vítimas e sem maiores danos ao sistema. Imediatamente, a Companhia efetuou a evacuação do trem e isolou a estação para tomar as providências necessárias de manutenção da linha. O Metrô-DF segue trabalhando para restabelecer a operação no trecho Central-Galeria o mais rapidamente possível e vai abrir investigação para apurar as causas e as circunstâncias do incidente. A Companhia esclarece ainda que realiza manutenções preventivas periódicas em todo o sistema, que continua com todos os protocolos que garantem a segurança do usuário. Amanhã, a Central estará fechada para a manutenção.”