metropoles.com

Após derrubadas, GDF trabalha na limpeza da orla no Lago Sul

Órgãos como Novacap, Terracap e Jardim Botânico já passaram por locais como parque da Asa Delta e Península dos Ministros. Ideia é retirar objetos remanescentes das derrubadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caroline Bchara/Metrópoles
Limpeza orla
1 de 1 Limpeza orla - Foto: Caroline Bchara/Metrópoles

Exatos dois meses após o término da primeira fase de desobstrução da orla do Lago Paranoá, os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) iniciaram a limpeza dos lotes atingidos pela ação. Estão envolvidos órgãos como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia Imobiliária de Brasília (Novacap), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Jardim Botânico e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp). A ação das derrubadas foi coordenada pela Agência Fiscalizadora do DF (Agefis).

Os órgãos fazem a poda das árvores, aparam a grama e retiram lixo e concreto deixados pela etapa anterior. “A ideia é consolidar a ciclovia, fazer o plantio de árvores nativas e retirar todos os objetos que possam ser prejudiciais à população, como restos de obra”, afirmou um funcionário do Jardim Botânico, que não quis se identificar.

Já foram visitados os parques da Asa Delta e da Península dos Ministros, além de alguns lotes que tiveram o terreno desobstruído, no Lago Sul.

Derrubadas
A desobstrução da orla do Lago Paranoá teve início em 24 de agosto. A ação está dividida em quatro fases e é coordenada principalmente pela Agefis e pelo Ibram. O objetivo é que a margem do reservatório se torne uma Área de Preservação Permanente (APP).

Na primeira fase, já foram retiradas construções que obstruem a faixa de 30 metros ao redor do lago em 27 lotes da quadra QL 12, no Lago Sul. A segunda etapa teve início em 24 de outubro. No total, 110 lotes serão alvo da operação nos lagos Sul e Norte. A previsão é de que essa etapa seja concluída até fevereiro de 2016.

Áreas sem destino
Os espaços aguardam a elaboração do Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad), que vai estabelecer as diretrizes do que poderá ser feito e como se dará a ocupação. A ideia do governo é permitir que quiosques e pequenas atividades vinculadas ao lazer sejam instaladas nos espaços.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?