metropoles.com

Após denúncia de acúmulo de cargos, diretora do Iges-DF pagará multa de R$ 39.838,84

Para não ser processada por improbidade administrativa, Emanuela Dourado Ferraz pagará multa e pedirá exoneração dos cargos extras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MATERIAL CEDIDO AO METRÓPOLES
Emanuela Ferraz
1 de 1 Emanuela Ferraz - Foto: MATERIAL CEDIDO AO METRÓPOLES

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) identificou fortes indícios de improbidade administrativa na contratação de Emanuela Dourado Ferraz no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Para sanar a situação, sem necessidade de uma ação judicial, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) firmou um acordo de não persecução cível (ANPC) com a acusada.

Conforme noticiado pela Coluna Grande Angular, Emanuela Dourado Rebelo Ferraz acumulou três cargos comissionados, enquanto era superintendente e indicada para a vice-presidência do Iges-DF, entre 2019 e 2020. Segundo o ANPC, ela pagará multa equivalente a duas vezes a remuneração líquida recebida pelo acúmulo de três cargos públicos. Em números diretos, a multa será de R$ 39.838,84. O dinheiro vai para o DF.

Além disso, Ferraz  deverá apresentar o pedido de exoneração da Câmara dos Deputados e do Estado do Piauí. Ou seja, colocar um ponto final no acumulo de funções. Atualmente, dentro do Iges-DF, ela coordena a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa. Caso não sejam cumpridos os acordos, a Prosus ajuizará ação de improbidade administrativa contra a acusada.

ANPC

O acordo foi homologado pelos procuradores de Justiça, membros da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão Cível Especializada (4a CCR/MPDFT).

“A acumulação ilegal de cargos configura improbidade administrativa e seus autores devem ser identificados, investigados e punidos conforme a lei. O Ministério Público e os órgãos de controle estão atuando preventiva e repressivamente para desestimular essas condutas que causam lesão aos cofres públicos e, geralmente, beneficiam pessoas de grupos restritos e com algum tipo de influência”, declarou o promotor de Justiça Clayton Germano.

Veja o acordo:

ANPC – Emanuela Ferraz by Metropoles on Scribd

Do ponto de vista do MPDFT, o ANPC é uma alternativa rápida de solução e correção dos casos de improbidade, em comparação com os processos judiciais tradicionais. A ferramenta está disponível para a área cível e penal desde 2019, quando recebeu amparo legal.

Na área criminal, os acordos são permitidos nos casos de crimes com pena privativa de liberdade mínima inferior a quatro anos, cometidos sem violência ou grave ameaça e com a confissão formal do acusado.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com o Iges-DF para ouvir a posição do instituto e de Ferraz sobre o caso. O instituto enviou nota sobre o tema, afirmando que Emanuela cumpriu integralmente a sua carga horária. No comunicado, destacou que a acumulação de cargos cessou antes de Ferraz assumir o cargo de vice-presidente.

Confira a nota completa: 

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) esclarece que o acordo somente foi possível porque o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) reconheceu que a colaboradora cumpriu integralmente sua carga horária no IGESDF, bem como ficou comprovada a devolução espontânea, sem qualquer determinação, de todos os valores recebidos nos demais cargos, não havendo, portanto, qualquer prejuízo ao erário.
O acordo, com incidência de multa à colaboradora, pôs fim ao processo, dentro do que estabelece a legislação. Ressaltamos, por fim, que a acumulação de cargos cessou antes de a colaborada Emanuela Dourado Ferraz assumir o cargo de vice-presidente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?