metropoles.com

Após caso humano, 21,2 mil pets são vacinados contra raiva no DF

A meta é imunizar 350 mil animais contra a doença na capital. Campanha de vacinação antirrábica foi antecipada após caso em humano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
raiva felina gato vacina
1 de 1 raiva felina gato vacina - Foto: iStock

Após o primeiro caso de raiva humana no Distrito Federal em 44 anos, a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos vacinou 21.255 animais. A imunização dos bichinhos foi antecipada para quarta-feira (6/7) e parou neste fim de semana.

“No entanto, fica o alerta para que a população prossiga procurando pelos pontos de imunização dos pets, pois a meta é imunizar 350 mil”, alertou a Secretaria de Saúde do DF neste sábado (9/7). Os pontos para imunizar cães e gatos ficam abertos das 9h às 17h, em dias úteis.

O animal doméstico deve ser vacinado a partir dos três meses e é necessário que a vacinação seja reforçada anualmente. “A raiva é uma doença prevenível. Existe vacina, e temos estoque para vacinar”, alerta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos Martins.

Seguem os locais de vacinação contra raiva:

Para animais, acesse este link.

A vacina para a raiva em humanos deve ser feita após a exposição a riscos. Para ter acesso à vacinação destinada a pessoas, o cidadão pode ir nas seguintes unidades de saúde:

Hospitais com soroUnidades Básicas de Saúde (UBS) com vacinas.

3 imagens
A Secretaria de Saúde estima que a capital federal tenha uma população de 345 mil cães e gatos, dos quais 308 mil são cães e 36 mil, gatos
A Vigilância Ambiental segue com a campanha de vacinação antirrábica no Distrito Federal
1 de 3

Tutores podem levar seus pets em um dos 14 postos existentes no DF

iStock
2 de 3

A Secretaria de Saúde estima que a capital federal tenha uma população de 345 mil cães e gatos, dos quais 308 mil são cães e 36 mil, gatos

Istock
3 de 3

A Vigilância Ambiental segue com a campanha de vacinação antirrábica no Distrito Federal

Cuidados e tratamento

No caso de uma possível infecção, a pessoa deve ir a uma unidade de saúde o mais rapidamente possível para o primeiro atendimento. “Quem avalia é o profissional de saúde, que está amparado por um protocolo que vai verificar se o animal tem histórico de vacinação, se é agressivo, entre outros fatores”, informa Martins.

O especialista explica que há duas possíveis medidas de tratamento com profilaxia antirrábica humana: a pré-exposição e a pós-exposição, depois de avaliação profissional.

A profilaxia pré-exposição deve ser indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais exercidas por profissionais como veterinários. Já em caso de pós-exposição, devem ser avaliadas de acordo com as características do ferimento e do animal envolvido.

Raiva humana em 44 anos

O paciente está internado em uma unidade de saúde pública do DF, tem entre 15 e 19 anos e está em estado grave. A pasta confirmou que ele reside no DF e foi arranhado por um gato em 25 de maio. Em 15 de julho, ele começou a sentir os sintomas da raiva, como febre e dor nos olhos.

Até então, o único caso de raiva humana no Distrito Federal havia sido registrado em 1978. A última ocorrência diagnosticada da doença em cães aconteceu em 2000 e, em gatos, em 2001. O vírus rábico circula no DF em morcegos, em bovinos, equídeos e outros animais.

O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido, principalmente, por meio de mordidas. Eventualmente, arranhões e lambidas de mucosas ou em pele lesionada também podem provocar a infecção. A vacina contra a doença em humanos é disponível apenas após exposição ao risco.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?