Após brinquedo falhar, Nicolândia é notificado pela Defesa Civil
A atração travou na sexta-feira (12/10) e deixou ao menos 10 pessoas penduradas a cerca de quatro metros de altura
atualizado
Compartilhar notícia
Após 10 crianças ficarem penduradas em um dos brinquedos do Nicolândia, a empresa que administra o empreendimento foi notificada pela Defesa Civil. A atração também está interditada.
O incidente ocorreu na sexta-feira (12/10), em pleno Dia das Crianças.
De acordo com a coronel da Defesa Civil Solange Ribeiro, a direção foi notificada ainda no dia do incidente, pois os funcionários “não acionaram o plano de emergência”. “É necessário que, em casos como esse, as forças de segurança sejam imediatamente acionadas. Primeiro, o Corpo de Bombeiros e, em seguida, a Defesa Civil, mas não foi isso o que aconteceu”, explica.
Ainda segundo Solange, tanto o parque quanto a atração estão “regulamentados e com todos os documentos necessários para funcionar”. No entanto, o brinquedo ficará interditado para consertos mecânicos. “É importante lembrar que, mesmo regulamentado e com o aval para funcionar, [a atração] pode, sim, apresentar falhas mecânicas”, esclareceu.
Ainda nesta semana, a Defesa Civil promoverá um simulado com o objetivo de analisar se os funcionários estão aptos a agir corretamente em situações como essa, além de prepará-los para possíveis novas ocorrências.
Os momentos de tensão foram registrados pelos frequentadores. Nas imagens, é possível ver os jovens pendurados a cerca de quatro metros de altura e enganchados na trava de segurança.
Algumas das vítimas conseguiram se desvencilhar e saltaram do brinquedo. Na queda, um menino teria quebrado o pé, de acordo com testemunhas. Os jovens que não conseguiram sair sozinhos foram retirados pelos funcionários com o auxílio de uma escada.
Anderson Souza, 33 anos, gravou os momentos de desespero. “Foi muito tenso. As crianças penduradas choravam e pediam socorro. Embaixo, as pessoas não sabiam como ajudar. O parque estava lotado”, contou. A filha dele, de 13 anos, havia acabado de descer do brinquedo quando ocorreu o incidente. “Foi muita sorte. Mas, desde cedo, percebi algo errado. De manhã, a atração estava fechada para manutenção, só abriu à tarde”, contou.
Confira:
No dia, o Corpo de Bombeiros não foi acionado. Procurada, a direção do Nicolândia, que fica no Parque da Cidade, informou que houve uma “parada técnica” e ninguém se feriu. Crianças e adultos que estavam nos brinquedos foram retirados pela equipe de socorro, que fica de prontidão no parque. Ainda de acordo com a direção, o equipamento passou por manutenção no sábado (13).