metropoles.com

Após Brazlândia ter água cortada, Caesb descarta risco de racionamento

Em nota, a companhia afirmou que o fornecimento de água em Brazlândia era retomado gradativamente

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
água saindo de torneira
1 de 1 água saindo de torneira - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após Brazlândia ter o fornecimento de água cortado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) descartou que outras regiões do DF correm risco de ter racionamento de água. Em nota, a companhia informou que os serviços em Brazlândia estão “sendo retomados gradativamente”.

Brazlândia teve a água cortado por causa da estiagem, que já dura 143 dias e resultou em uma redução significativa da quantidade de água que chega à captação Barrocão, que alimenta a cidade.

Além disso, serviços de manutenção da rede realizado em algumas quadras afetam o fornecimento. ” Os serviços de manutenção prosseguiram em 12 de setembro em algumas quadras do Setor Tradicional, Estádio Chapadinha e Bairro Veredas. Os serviços terminarão às 9hs desta sexta-feira (13/9)”, disse a Caesb, em nota.

“Apesar da seca que atinge o Distrito Federal há mais de 140 dias, o abastecimento de água potável está normal em todo o DF. Não há risco de racionamento de água no DF”, frisou a companhia.

Brazlândia é uma das poucas regiões do DF que não são abastecidas pelos reservatórios principais — o de Santa Maria e o do Descoberto. Essa característica tende a reduzir a disponibilidade hídrica nos meses secos na região.

Sobradinho, Planaltina e a região do Jardim Botânico e São Sebastião também são abastecidas por mananciais.O Sistema Sobradinho-Planaltina recebe água de captações superficiais, como Pipiripau, Fumal, Brejinho, Mestre D’Armas, Corguinho, Paranoazinho e Contagem, e subterrâneas, que são poços tubulares profundos de Sobradinho, Arapoanga e Pólo de Cinema.

O sistema Brazlândia possui duas captações, Barrocão e Capão da Onça, que não são interligadas com os demais sistemas do DF. Já o Sistema São Sebastião-Jardim Botânico recebe água do Sistema Torto-Santa Maria, da captação do córrego Cabeça de Veado e também dos poços de São Sebastião.

Apelo a moradores

Ainda em nota, a Caesb pediu que os moradores do DF, principalmente os que moram em regiões que não são abastecidas pelos maiores reservatórios, adotem medidas para reduzir o consumo de água.

“Todos os imóveis residenciais e comerciais devem dispor de caixa d´água própria, conforme determina a resolução da Adasa nº 14/2011. Quem tem caixa d’água e a mantém abastecida, não fica sem água”, diz o texto.

A Caesb reforça o apelo aos moradores do DF:

  • Instale caixa d’água e a mantenha abastecida.
  • Não desperdice água.
  • Não use água potável para lavar carro ou garagem; irrigar gramado ou regar jardim.
  • Poupe água.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?