Após bloqueio, Airbnb volta a operar na Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis
A plataforma havia fechado acordo com a Goiás Turismo a fim de evitar novos casos de Covid-19 em todo o estado, mas agora retomará reservas
atualizado
Compartilhar notícia
Com a retomada gradual do turismo nas cidades de Goiás, o Airbnb vai desbloquear a plataforma para que casas e apartamentos privados no estado possam ser alugados, dentro das condições sanitárias que evitem a contaminação pela Covid-19.
Desde junho, a plataforma havia bloqueado as reservas em um acordo com a Goiás Turismo. O objetivo foi evitar aglomerações em pontos turísticos como a Chapada dos Veadeiros (foto em destaque) e Pirenópolis, ambos parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal Entorno (Ride), além de Caldas Novas e outros municípios goianos próximos à capital federal.
O acordo, no entanto, encerrou no fim de julho. Mesmo assim, a plataforma de hospedagem ainda mantém o bloqueio. Quem tenta fazer uma reserva recebe a informação de que não há hospedagens disponíveis, mas essa mensagem automática (veja galeria abaixo) faz parte do acordo de suspensão.
“O que acontecia? Os hotéis estavam fechados, as cidades fechadas e as casas de veraneio lotadas. Isso dificultava o controle sanitário. O Airbnb aderiu ao nosso pedido de maneira espontânea, ficou 60 dias sem abrir nenhuma casa ou apartamento. Com o fim de acordo e decretos de flexibilização, eles podem voltar”, disse o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ao Metrópoles.
Em conversa com representantes da plataforma, Amaral foi informado que o retorno será em breve, mas não está fechada uma data de liberação. A expectativa é que ocorra o quanto antes. O Airbnb agiu para controlar os casos de Covid-19. O Booking, por exemplo, se negou a aderir ao acordo.
Aberturas
Nessa terça-feira (12/8), um dos principais pontos da Chapada dos Veadeiros anunciou data de abertura. Após implementar uma série de protocolos de segurança e higiene, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás e muito frequentado por brasilienses, voltará a funcionar no próximo dia 18 de agosto, depois de ficar quatro meses fechado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A decisão foi anunciada após a publicação do Decreto Municipal nº 1.840/2020, de Alto Paraíso de Goiás. Para fazer as trilhas do parque, turistas, moradores e guias deverão seguir uma série de medidas, como o uso obrigatório de máscaras de proteção.