Após baixa procura, Ibaneis cogita ampliar vacinação contra a dengue
Destinada a crianças de 10 e 11 anos de idade, o imunizante foi tomado por apenas 32% do público-alvo
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse nesta sexta-feira (1º/3) cogitar ampliar a faixa-etária da vacinação contra a dengue na próxima semana. O motivo é a baixa procura pelo imunizante.
Até agora, apenas 32% do atual público-alvo (crianças de 10 e 11 anos de idade) tomaram a vacina. O governador, porém, não informou a idade de quem poderia se vacinar caso haja a ampliação.
“A secretária [de Saúde] já estuda a ampliação da idade para que usemos todas as doses da vacina que foram disponibilizadas. O anúncio da mudança na faixa-etária deve acontecer na próxima semana”, explicou o governador.
Das 71.708 doses recebidas do Ministério da Saúde, ainda há 48.206 disponíveis para aplicação em todos os 67 pontos de vacinação. Como todo imunobiológico, a vacina da dengue também tem prazo de validade. Os imunizantes estão válidos até o dia 30 de abril.
Algo semelhante aconteceu em Goiás, onde apenas 13% do público-alvo foi vacinado, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). De acordo com a pasta, a baixa procura se dá em função de vídeos com informações falsas que circulam na internet.
Com isso, o imunizante está disponível desde esta sexta para goianos de 10 a 14 anos de idade. Ainda não há previsão de quando a vacina será oferecida para a população em geral.
Hospital Regional de Brazlândia
A informação foi dada durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a reforma e a ampliação do Hospital Regional de Brazlândia.
A obra deve durar 20 meses e ampliará o pronto socorro, que passará a ter 60 leitos após a reforma – atualmente, existem apenas 26. Além disso, centros cirúrgicos e tratamento também serão construídos.
“O hospital só vai ficar pronto em fevereiro de 2026 e, por isso, quero antecipar a obra. A possibilidade já está sendo estudada pela Novacap e deve acontecer”, disse o governador, ao lado do presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite.
Canal do Rodeador
Ibaneis também compareceu à inauguração do Canal de irrigação do Rodeador, em Brazlândia. O projeto deve garantir o abastecimento hídrico a 96 propriedades agrícolas e a cerca de 300 famílias.
Segundo o GDF, as obras no Canal do Rodeador adicionaram mais 15,4 km no trecho, que agora totaliza 25 km. Mais de R$ 7 milhões foram investidos na construção de tubulações, que promete evitar uma perda de 150 litros de água por segundo – economia de 40%.
“Brazlândia é um dos maiores e mais importantes produtores do DF. Nós vamos continuar trabalhando e melhorando os nossos canais rurais e a captação de água, para que a população esqueça de vez o tempo de uma das maiores secas, quando os agricultores tiveram que parar de produzir porque não tinha irrigação e os canais prontos”, declarou.