metropoles.com

Após ataque hacker, site do TJDFT segue fora do ar pelo 3º dia seguido

Hacker está por trás de ataque virtual que tirou do ar site do TJDFT. Até as 10h30 desta terça, a página ainda não havia voltado a funcionar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Print de site fora do ar
1 de 1 Print de site fora do ar - Foto: Reprodução

O site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) segue fora do ar pelo terceiro dia consecutivo após um ataque feito por um hacker no domingo (31/7). Até as 10h30 desta terça-feira (2/8), a página ainda não havia voltado a funcionar.

Portaria publicada nessa segunda (1º/8) cancelou o expediente da Secretaria e dos Ofícios Judiciais da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. A ordem foi assinada pelo presidente do Tribunal, desembargador Cruz Macedo, e o corregedor da Justiça do DF, desembargador Costa Carvalho.

De acordo com a portaria, a suspensão do expediente vigorará até o restabelecimento dos sistemas judiciais e administrativos. “Os prazos dos processos judiciais e administrativos que porventura devam iniciar-se ou completar-se nesse dia ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente”, diz ainda.

Em nota, o TJDFT informou que “o incidente está em apuração interna e também pela Polícia Civil, com prioridade para o restabelecimento dos sistemas judiciais”. “A Corte esclarece, ainda, que não houve interrupção da jurisdição, que continua a ser prestada pelos desembargadores e juízes, em regime de plantão permanente”, destaca.

Hacker

Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) investiga a tentativa de invasão ao portal do TJDFT. A coluna Na Mira, do Metrópoles, apurou que o ataque foi feito por um hacker, que tentou ter acesso aos bancos de dados da Corte.

Equipes da DRCC fizeram algumas diligências nessa segunda e aprofundam investigações cibernéticas na tentativa de identificar de onde partiram os ataques. Segundo o tribunal, foi detectada “atividade maliciosa” durante a madrugada de domingo, e o endereço eletrônico acabou derrubado por precaução.

Outros casos

Em abril deste ano, o Tribunal Regional Federal da Terceira Região também sofreu um ataque hacker. A ação provocou transtornos e atividades do órgão acabaram suspensas por pelo menos oito dias.

O TRF-3 é responsável por processos da Justiça Federal com origem nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Segundo o Tribunal, não houve nenhum vazamento de dados de processos em tramitação. O ataque fez com que o regime de trabalho não presencial fosse liberado no período de 4 a 12/4.

“Em relação à ação criminosa, ressalta-se que as diligências efetuadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação possibilitaram a identificação do tipo de ataque sofrido e a definição da estratégia a ser seguida na apuração dos fatos e na restauração progressiva da infraestrutura tecnológica do Tribunal. A Polícia Federal está investigando o caso”, informou comunicado no site do TRF-3.

Em novembro de 2020, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) sofreu ataque de hackers durante sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. Com a invasão, todas as sessões de julgamento, virtuais ou por videoconferência, ficaram suspensas ou foram canceladas até o restabelecimento da segurança do tráfego de dados.

Após os ataques de hackers aos computadores do STJ,  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensificou todos os procedimentos de segurança nos sistemas internos e externos. O objetivo foi garantir segurança para as eleições municipais de 2020. À época, o TSE emitiu nota informando que a inviolabilidade das urnas eletrônicas estava garantida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?