Após aglomeração, CLDF cobra plano para evitar filas pela vacina
Do ponto de vista dos parlamentares, campanha de imunização precisar melhorar. Idosos chegaram a madrugar por uma dose
atualizado
Compartilhar notícia
As filas, aglomerações e a confusão na imunização contra a Covid-19 neste sábado (3/4) acenderam a luz de alerta da Comissão Especial de Vacina da Câmara Legislativa (CLDF). Parlamentares vão cobrar explicações do Governo do Distrito Federal (GDF) após idosos passaram a madrugada na fila em busca da fórmula.
Segundo o relator da comissão e vice-presidente da Câmara, deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), a Secretaria de Saúde cometeu pelo menos duas falhas na vacinação deste final de semana.
“Sabendo que teríamos poucas doses destinadas para o público de 66 anos, deveriam ter aberto um cadastro nos mesmos moldes que estão fazendo para os profissionais de saúde para que não houvesse este tumulto”, pontuou.
Para Delmasso, como são poucas doses, a pasta não deveria ter descentralizado o atendimento, mas, sim, centralizado o atendimento com o horário agendado conforme o cadastro feito previamente.
“Quando chegar mais doses, aí você pode ampliar a distribuição e aumentar os postos de vacinação”, argumentou. Diante do episódio, Delmasso vai encaminhar um ofício para ser enviado em caráter de urgência para a Saúde.
O parlamentar vai sugerir a adoção do cadastro e agendamento prévio para as próximas doses, a fim de evitar fila e aglomerações desnecessárias.
“Vou sugerir que convidemos o secretário-Executivo de Assistência a Saúde, Petrus, para ele nos explicar por que isso está acontecendo. Já tivemos um problema no início e está se repetindo”, concluiu.
No final do sábado, Delmasso encaminhou ofício ao GDF sugerindo melhorias na organização das filas, a exemplo do serviço de agendamento.
Leia na íntegra:
Ofício Saúde -Filas by Metropoles on Scribd
O presidente da comissão, deputado distrital Fábio Felix (PSol), também identificou deslizes na campanha de imunização. “Não dá pro governo abrir uma faixa de idade, anunciar que só tem mil doses, sendo que o grupo comporta 18mil pessoas. Isso gera uma corrida desorganizada e perigosa pela vacina”, arrematou.
Desistência
Conforme noticiou a coluna Janela Indiscreta, o deputado Chico Vigilante (PT) desistiu de se vacinar, neste sábado (3/4), após presenciar a quantidade de carros na fila para receber o imunizante. O parlamentar chamou a chamou a situação de “desorganização” e “desrespeito com as pessoas que já lutaram tanto e deram tanto para o nosso país”.
Antes das cenas deste sábado, a presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF, Arlete Sampaio (PT), já havia enviado ofícios para a Saúde fazendo alertas sobre fragilidades na vacinação.