metropoles.com

Após acordo, distritais aprovam reajuste de gratificações para professores do DF

Reajuste é fruto de negociações entre Sindicato dos Professores no DF e o governo local após 22 dias de greve. Saiba como ficam as parcelas

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
professores assembleia greve
1 de 1 professores assembleia greve - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os deputados distritais aprovaram, na tarde desta terça-feira (15/8), o reajuste no vencimento básico dos professores, com incorporação das gratificações de atividades Pedagógica (Gaped) e de Suporte Educacional (Gase) dos educadores da capital federal.

O Projeto de Lei nº 470/2023 é fruto de negociações entre a categoria e o governo distrital durante os 22 dias de greve dos professores, em maio deste ano, e foi aprovado por unanimidade na Câmara Legislativa (CLDF).

O texto prevê a incorporação integral da Gaped e da Gase em seis parcelas de 5% cada, sendo 25%,  partir de 1º de outubro de 2023 e, posteriormente, em janeiro e julho dos próximos anos. A gratificação representa 30% do vencimento básico dos professores e orientadores educacionais.

“Quando incorporada ao vencimento, as gratificações deixam de ser um ‘penduricalho’ e passam a ser o próprio vencimento básico. Isso repercute em todas as gratificações ainda não incorporadas ao vencimento — no anuênio; no 13º salário; no um terço de férias; nos cálculos de pecúnia da licença-prêmio; nas tabelas de formação, tanto na progressão horizontal como vertical; na aposentadoria. Isso porque o cálculo de todos esses direitos e benefícios tem como base o vencimento básico”, informou o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF).

Confira como ficará a tabela:

  • 25% a partir de 1º de outubro de 2023;
  • 20% a partir de 1º de janeiro de 2024;
  • 15% a partir de 1º de julho de 2024;
  • 10% a partir de 1º de janeiro de 2025;
  • 5% a partir de 1º de julho de 2025.

Em maio, o Metrópoles detalhou o que o Governo do Distrito Federal (GDF) prometeu aos professores pelo fim da greve. Os educadores decidiram voltar às salsa de aula após negociação com o Executivo local, que fez 17 promessas. A principal delas era a incorporação da Gaped e da Gase. Confira aqui todos os pontos acordados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?