Após abre e fecha, salões e academias estão funcionando neste sábado
Depois de decreto que impedia os estabelecimentos de abrir publicado na quinta-feira( 9/7), Justiça permitiu retomada das atividades no DF
atualizado
Compartilhar notícia
Neste sábado (11/7), um dia após comerciantes do Distrito Federal começarem o dia com incertezas e portas entreabertas, os salões de beleza e academias de ginástica da capital da República voltaram a funcionar desde as primeiras horas do dia.
Na quinta-feira (9/7), a Justiça revogou a decisão que suspendia o cronograma de reabertura de atividades comerciais no DF pelo risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Um dia antes, porém, uma decisão barrava a retomada dos estabelecimentos que tinham sido autorizados a funcionar desde terça-feira(7/7). Todos tiveram que se manter fechados por 24 horas, desde a 0h01 de quinta.
Mesmo sem nova publicação oficial do Governo do Distrito Federal (GDF), já que foram autorizados a voltar a abrir as portas pela Justiça, as academias, salões, barbearias, esmaltarias e centros estéticos, amanheceram com o comércio funcionando.
Na quadra 406/407 Norte, a academia Smart Fit voltou a receber os alunos. A unidade informa estar adaptada e seguindo os protocolos de segurança para atender os clientes.
A rede de academias de ginástica Blue Fit, com diversas unidades em todo o DF, também emitiu comunicado sobre a reabertura de todas as franquias neste sábado. As operações foram retomadas e os alunos também já podem voltar a treinar com todo o protocolo de higienização do estabelecimento e o uso obrigatório da máscara de proteção facial.
Na quadra 407 Norte, salões de beleza também estão abertos. Nos estabelecimentos, as cadeiras de uso coletivo, têm de ser higienizadas regularmente. A distância entre os assentos de atendimento deve ser, obrigatoriamente, de dois metros uns dos outros.
Filas, do lado de fora, devem ser evitadas. Os equipamentos de trabalho precisam ser esterilizados após cada atendimento. Os funcionários e os clientes são obrigados a usar máscara. No caso dos funcionários, além da máscara, é necessária a utilização de protetor face shield.
Na W3 Sul, a cabeleireira Rosemeire Dantas, 46, também reabriu o estabelecimento. “Estamos funcionando com agendamento de horário e respaldados por decisão da Justiça, o que é o mais importante. Agora, aguardamos não ter que fechar de novo. Esse abre e fecha causou muita confusão nos últimos três dias”, opinou a profissional.
“Tudo está sendo cumprindo conforme as regras. Não temos mais porque ficar fechados. Os nossos clientes estão retornando aos poucos e, a esperança, é a de que o movimento melhore dia após dia. A nossa intenção é que todos se sintam seguros e possam voltar a escolher pelos nossos serviços com a certeza de que estamos cumprindo os protocolos previstos”, acrescentou Rose.