metropoles.com

Após 8 anos encaixotado, PET Scan começa a atender a pacientes no DF

Equipamento faz exames que revelam, com alta precisão, alterações metabólicas nas áreas da cardiologia, infectologia, neurologia e oncologia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
PETScan
1 de 1 PETScan - Foto: Divulgação

Encaixotado há 8 anos, o PET Scan, equipamento utilizado para exames de imagens, que atende, principalmente, pacientes com câncer, começou a operar no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). O aparelho estava sendo utilizado em fase de testes, mas, nesta quinta-feira (28/10), o governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou o aparelho em definitivo para o atendimento da população.

Segundo o governador, a entrega do aparelho é resultado dos esforços da Secretaria de Saúde e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). “Agora está aqui! Pronto para atender à comunidade do DF. É um aparelho que vai ajudar muito no diagnóstico de várias doenças e vai capacitar um tratamento mais preciso”, explicou Ibaneis.

O aparelho foi comprado em 2013, no governo de Agnelo Queiroz (PT) e custou 1 milhão de dólares à época.

O PET Scan tem capacidade de fazer 10 exames por dia, um total de 50 exames por semana. Por ano, seriam 2.600 procedimentos realizados, porém, segundo o Iges-DF, por limitação da portaria nº 1.340, de 1º de dezembro de 2014, do Ministério da Saúde, o Base não poderá operar em sua capacidade total.

Segundo o Iges-DF, o equipamento ficou encaixado em função de uma falha de planejamento. O imbróglio ficou sem solução e apenas em 2019, após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o impasse começou a ser sanado. Em agosto de 2021, o aparelho foi instalado e o Base começou a treinar a equipe de profissionais de saúde para manusear o equipamento.

O que é?

O PET Scan é uma máquina que opera exames com alta precisão, alterações metabólicas nas áreas da cardiologia, infectologia, neurologia e, principalmente, oncologia. Neste caso, o exame é solicitado para avaliação de metástases e estágio da doença, fornecendo aos médicos subsídios precisos para direcionar e avaliar o tratamento dado ao paciente.

O equipamento é utilizado para diagnosticar casos de tumores cancerígenos, doenças do coração, processos infecciosos ou problemas neurológicos dos pacientes. É o primeiro PET Scan instalado na rede de saúde pública do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?