Após 23 dias interditada, Esplanada dos Ministérios é reaberta
Via estava bloqueada desde a realização do segundo turno das Eleições de 2022, em 30 de outubro. PMDF confirmou fim do bloqueio
atualizado
Compartilhar notícia
Após 23 dias interditada, a Esplanada dos Ministérios foi reaberta nesta segunda-feira (21/11). A informação foi confirmada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A via estava bloqueada desde 30 de outubro, dia do 2º turno das eleições presidenciais.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a interdição parcial da Esplanada tinha caráter preventivo, uma vez que havia a possibilidade de manifestações de pessoas que questionam o resultado das eleições, no qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vitorioso na disputa para presidente da República.
Os apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) se concentram em frente ao QG do Exército, que fica a aproximadamente 5 quilômetros da Esplanada.
Questionada sobre o que teria motivado a decisão de acabar com o bloqueio, a secretaria informou que, desde o início dos atos e manifestações, “as forças de segurança do DF estão atuando de forma integrada a outros órgãos, locais e federais, para manutenção da ordem pública e garantia da mobilidade urbana nas vias do Distrito Federal”.
“Esclarecemos que o trânsito de veículos na área central de Brasília pode ser interrompido de forma preventiva pela SSP/DF, eventualmente, quando são identificados possíveis atos públicos ou manifestações para a região, para garantir a segurança do público no local, impedindo que veículos e pessoas ocupem o mesmo espaço”, diz a nota.