Após 21 dias de operação, bombeiros do DF retornam de missão no Haiti
Equipe de 24 bombeiros desembarcou em Brasília na noite desse domingo (12/9) e foi recebida pelo comandante geral do CBMDF. Confira imagens
atualizado
Compartilhar notícia
Com a sensação de dever cumprido, os 24 bombeiros do Distrito Federal que participaram de missão humanitária no Haiti voltaram a Brasília na noite desse domingo (12/9). A equipe desembarcou na capital às 23h55 e foi recebida pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Cel. William Augusto Ferreira Bomfim.
Junto aos bombeiros do DF, compuseram a força-tarefa quatro profissionais da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e outros quatro do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O grupo atuou por 21 dias no Haiti, após o país caribenho ser atingido, em 15 de agosto, por um terremoto de magnitude 7.2 na Escala Richter e, dois dias depois, pelo ciclone tropical Grace. Os desastres deixaram mais de 2 mil mortos e 10 mil feridos.
Segundo o CBMDF, os militares, que tiveram a base montada na cidade Les Cayes, atuaram em ações de busca em estruturas colapsadas, na desobstrução de vias, construção e recuperação de pontes e acessos, distribuição de alimentos, em primeiros socorros à feridos, na demolição de estruturas comprometidas, construção de abrigos, entre outras atividades. Diante da dificuldade em encontrar água potável nas comunidades, foi realizada a instalação de purificadores de água em vários postos de atendimento, visando minimizar possíveis problemas de saúde para a população.
“Embora a situação do país seja crítica após os desastres, os bombeiros reforçaram a resiliência e alegria encontradas no povo haitiano. O CBMDF reforça seu compromisso com a população, cumprindo sua missão “Vidas alheias e riquezas salvar”, a fim de atender sempre, da melhor forma, os que necessitam de socorro”, disse a corporação, em nota divulgada na noite desse domingo.
Veja imagens do desembarque da equipe:
Relembre
A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), aterrissou na tarde do dia 23 de agosto, em Porto Príncipe, no Haiti. Nela, entre materiais de emergência e medicamentos, estavam 24 bombeiros do Distrito Federal.
O Metrópoles apurou quem são os profissionais que compuseram a equipe especialista em desabamentos e desmoronamentos. O grupo tem média de idade de 35 anos e acumula experiência no rompimento de barragem em Brumadinho (MG), além de missões de busca e resgate no Entorno do DF.
A ação humanitária também marca a primeira participação de mulheres do CBMDF fora do país. “Essa é a primeira participação de mulheres em uma missão no exterior”, revelou o comandante-geral da corporação, coronel William Bomfim. “Elas são especialistas em multimissões: major Paula Tiemy, especialista com cães, e a 3° sargento Fabíola”, citou o oficial.
“A maioria tem entre 35 e 36 anos. O chefe da delegação é o coronel Teixeira, ele tem 52, mas tem gente bem mais nova também. São pessoas que têm formação na área de busca e resgate e salvamento. Não foi ninguém que não tenha essa formação”, explicou o comandante.
Conheça a equipe:
- Coronel Marcelo Teixeira Dantas
- Tenente-coronel Giancarlo Borges Pedroso
- Major Lucas Caetano Leão
- Major Daniel Saraiva Gomide
- Major Paula Tiemy Nogueira
- 1° tenente Marcelo Neves Carvalho
- Subtenente Rodrigo Goston e Figueiredo
- Subtenente Paulo do Nascimento Benigno
- Subtenente Luis Ricardo Fernandes Jales
- 1° sargento Udiberlei de Souza Monteiro
- 1° sargento Crizano Antônio Siqueira Ribeiro
- 2° sargento Deusmar Nunes da Silva
- 2° sargento Wedsney Luis Lopes Rogério
- 3° sargento Carolina Torres Silva
- 3° sargento Fabíola Gomes Monteiro
- 3° sargento Felipe Gaspar de Oliveira
- 3° sargento Rodrigo de Castro Pacheco
- 3° sargento Shaiene Victor Martins Neves
- 3° sargento Victor Santanna Lacerda
- 2° sargento Telmo Silva Rafael Júnior
- 3° sargento Diego Telêmaco de Brito Barbosa de Nóbrega
- 2° sargento Leandro da Motta Alves
- 3° sargento Leonardo Gomes Pinto
- 3° sargento Bruno Felipe Alves Pereira
Outros oito bombeiros, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), compõem os 32 integrantes da equipe.