metropoles.com

Após 2 anos, 60 mil fiéis participam da procissão de Corpus Christi

Celebração na Catedral Metropolitana foi conduzida pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anderson Papel – Pascom Brasília
Procissão na Esplanada
1 de 1 Procissão na Esplanada - Foto: Anderson Papel – Pascom Brasília

Após dois anos sem a possibilidade de celebrar presencialmente o Corpus Christi em razão da pandemia de Covid-19, cerca de 60 mil fiéis se reuniram na noite desta quinta-feira (16/6) em procissão pelo “Corpo e Sangue” de Cristo. Os católicos caminharam no primeiro quadrilátero da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília.

O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, conduziu as orações e o ritmo da procissão, enquanto os presentes seguiam o papamóvel, que levava o Santíssimo Sacramento. “Para mim é uma graça, uma benção voltar. Essas celebrações religiosas fizeram muita falta”, afirmou Leuza dos Santos, 54 anos.

“É bom para nós cristãos, através de Corpus Christi, termos a Eucaristia, e isso nos dá esperança e vínculo de comunidade. É difícil de explicar o que estou sentindo, porque é uma felicidade”, explicou Felipe Wendel Reis, 24, sobre o mistério do corpo de Cristo para a fé católica.

A integrante do grupo apostolado de oração da Paróquia São João Paulo II de Águas Claras, Maria de Fátima Rocha, 64, concorda. “Para nós, celebrar Corpus Christi, é tudo. A Eucaristia é o maior tesouro da Santa Igreja. A ele entregamos tudo”, disse a fiel.

Missa

Mais cedo, na tradicional missa de Corpus Christi, o arcebispo pediu união contra a fome. “Não por ideologia, mas por Cristo”, afirmou o sacerdote.

“Como se alimentar da Eucaristia sendo indiferente à insegurança alimentar? Isso trai o que comungamos. Você trai o amor de Cristo quando se torna indiferente àqueles que compõem o corpo de Cristo”, ressaltou Dom Paulo.

Esta é a primeira vez que a missa de Corpus Christi acontece presencialmente desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil. “Passamos por um tempo difícil, sentimos a fragilidade da nossa existência, mas com a certeza de que o senhor estava no nosso barco”, destacou o arcebispo no início do sermão.

A cerimônia foi acompanhada pelo vice-governador do DF, Paco Britto (Avante).

Tapetes

Os fiéis chegaram cedo à Esplanada. Às 7h, jovens iniciaram a confecção dos tapetes por onde passou a procissão após a missa. Os desenhos têm forma de hóstia, o cordeiro, o bom pastor, entre outras referências bíblicas.

A data é considerada uma das mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da Eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e do corpo de Jesus Cristo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?