metropoles.com

Após 13 anos de discussão, distritais aprovam zoneamento ecológico

Votado nesta segunda-feira (17/12) na Câmara Legislativa, ZEE orienta o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015
1 de 1 Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

Os deputados distritais aprovaram, nesta segunda-feira (17/12), o Projeto de Lei nº 1988/2018, que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Distrito Federal. A norma é discutida há 13 anos e tem como objetivo orientar o desenvolvimento socieconômico sustentável na cidade. O projeto segue agora para sanção do governador.

O ZEE faz parte da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pelo Decreto Federal nº 4.297/2002. Ele propõe diretrizes gerais e específicas para cada região, considerando as vulnerabilidades, potencialidades e particularidades de cada área e apontando vocações e investimentos necessários nos locais a fim de reduzir ações predatórias.

Previsto na Lei Orgânica do Distrito Federal, o zoneamento começou a ser tratado pelo GDF em 2005, mas só no primeiro semestre de 2018 o Executivo encaminhou o projeto de lei à Câmara Legislativa (CLDF). O texto foi aprovado em primeiro turno na última sexta-feira (14), tendo votação final nesta segunda (17).

O novo normativo determina a viabilidade de instalação de empreendimentos em cada região. Em linhas gerais, ele não proíbe a implementação de novas empresas, mas indica onde seria mais propício. O ZEE é uma das bases para a revisão do Plano Distrital de Ordenamento Territorial (PDOT) a ser analisado pela Casa no próximo ano.

A presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), Telma Rufino (Pros), destacou a aprovação da matéria. “É uma ferramenta que irá nortear os passos que devemos seguir. Essa aprovação também encerra o ciclo de discussões importantíssimas travadas ao longo desses quatro anos na CAF.”

Segundo a justificativa do projeto, o ZEE-DF não vai contra outros normativos, como a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), mas define o que são áreas rurais e urbanas de proteção integral com importância socioeconômica referentes ao PDOT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?