Após 120 dias fechado, Jardim Botânico de Brasília reabre ao público
Retorno do funcionamento é marcado por restrições e adaptação do espaço para novas medidas de segurança e higiene contra o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O Jardim Botânico de Brasília (JBB) reabriu as portas para o público do DF nesta terça-feira (21/7). Foram 120 dias de fechamento após decreto que suspendeu as atividades no local em março deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus.
Os visitantes, contudo, ainda não poderão usufruir de todo o espaço. Visando mitigar a proliferação da Covid-19, não é permitido fazer piqueniques, ensaios fotográficos ou qualquer outro tipo de comemoração em que haja aglomerações. Nem mesmo utilizar os bancos e mesas. Até os banheiros e bebedouros estão interditados.
“Contamos com a compreensão dos frequentadores e cumprimento rigoroso das Normas de Visitação, como o uso obrigatório de máscaras, inclusive nas trilhas, uso de garrafas próprias de água, regras de distanciamento social e etiqueta respiratória”, reforça Aline De Pieri, diretora-executiva do Jardim Botânico.
Cuidado! Animais na trilha
Sem a presença do público, os animais tomaram para si o Jardim. Segundo De Pieri, durante os quatro meses de paralisação “os animais passaram a explorar os nossos jardins em horários que não eram usuais. Por isso, é preciso atenção ao circular por aqui”, comenta.
Tendo em mente tanto os cuidados com o distanciamento social quanto os animais, a reserva decidiu não abrir imediatamente após a liberação por parte do GDF. O decreto garantiu que mais 17 parques da capital federal reabrissem no último sábado (18/7), mas a administração optou por reforçar a preparação da equipe, interdição dos espaços fechados ao público e desinfecção das áreas de maior circulação.