metropoles.com

Após 110 dias, casal de idosos vence junto a Covid-19 e volta para casa

Júlio e Margareth chegaram ao HFA com um dia de diferença, ficaram em coma, mas aos 83 e 74 anos, respectivamente, venceram o vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles/ Gerda Gottwald
Casal-Villalba1
1 de 1 Casal-Villalba1 - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles/ Gerda Gottwald

Foram 110 dias de internação, de tensões e medos até a aguardada alta e a vitória sobre o novo coronavírus. Júlio e Margareth Villalba (foto em destaque), de 83 e 74 anos, respectivamente, foram internados com um dia de diferença, chegaram a ser induzidos ao coma, mas conseguiram se recuperar da Covid-19 e tiveram alta nesta quarta-feira (15/07).

Júlio Villalba foi internado no dia 28 de março. Militar da reserva, acabou levado ao Hospital das Forças Armadas (HFA). No dia seguinte, Margareth também precisou ser encaminhada à unidade hospitalar. Após a chegada, o estado de ambos se complicou e eles foram induzidos ao coma.

“Éramos só tensão. Eu também sou jornalista e criei um boletim diário sobre o estado de saúde deles para enviar para toda a família, por meio de uma lista de transmissão”, conta Luciano Villalba, filho do casal.

Ao todo, dos 110 dias de internação, 75 foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HFA: o período mais preocupante para a família, uma vez que o casal possui comorbidades.

Júlio é hipertenso e Margareth havia passado por um tratamento de tromboembolismo pulmonar (TEP) em fevereiro deste ano – e precisou de uma segunda intervenção do mesmo tipo durante a internação para vencer o coronavírus. “O que nos preocupava eram os agravantes de infecções, causadas pela Covid-19, como as pulmonares e outras secundárias”, detalha Luciano.

Lições

Passado o susto, Luciano diz que todos da família aprenderam ensinamentos importantes, como aumentar os cuidados com a saúde, já que ninguém sabe como os pais contraíram o coronavírus.

O casal também deixa aprendizados. Júlio disse aos filhos que o período de internação foi de muita reflexão. Margareth ainda não pensa em viajar, mas, como professora de letras aposentada, voltou a mergulhar em seus livros e textos preferidos. Aos poucos, os planos de futuro serão retomados: Júlio e Margareth seguem juntos.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?