Após 100 dias, 18 mil estudantes retomam aulas a distância no IFB
As atividades de retorno para adaptação começam em 27 de julho. Em 3 de agosto, passa a valer o ano letivo não presencial
atualizado
Compartilhar notícia
Após 100 dias com as atividades letivas suspensas, os 18.272 estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) tiveram acesso a uma decisão de retorno. O Conselho Superior da instituição anunciou que vai retomar o calendário acadêmico de 2020 a partir de 27 de julho, tudo de maneira não presencial.
A partir dessa primeira data, professores, estudantes e equipe técnica terão uma semana de adaptação para que as atividades letivas recomecem, de fato, com cobrança de presença, em 3 de agosto. As aulas só terminarão em 12 de fevereiro de 2021, com um recesso em outubro e outro no Natal e no Ano-novo.
O IFB soltou a primeira nota de suspensão das atividades em virtude do novo coronavírus em 12 de março, um dia depois da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar a situação sanitária do mundo como pandemia. Desde então, os prazos para retomada foram ampliados, até abril, quando o instituto emitiu um comunicado de que não havia previsão para retorno.
10 campi
Com a decisão do conselho, agora, as atividades voltam para os alunos dos 10 campi da instituição de ensino. Porém, o retorno é a distância a fim de evitar o contágio da doença que já atingiu 33.282 pessoas e matou 394 no DF.
As aulas não presenciais contarão para o cumprimento da carga horária prevista nos planos de ensino. As formas como elas vão acontecer ainda serão definidas.
“Chegou o momento de tentar fazer, de retomar. Não será da forma ideal, mas é a forma possível para o momento. Situações excepcionais exigem medidas também excepcionais. Não vamos acertar em tudo e estamos abertos ao diálogo para alcançar e atender melhor os nossos estudantes”, afirmou a reitora do IFB, Luciana Massukado.
Ainda segundo a reitora, o Conselho Superior do IFB fará o acompanhamento das estratégias, conteúdos, metodologias e do planejamento dos calendários.
Confira as novas datas do calendário acadêmico 2020 dos cursos técnicos e superiores do IFB:
27 a 31 de julho – Semana de ambientação
3 de agosto – Retorno das atividades acadêmicas de forma não presencial
23 de outubro – Término do primeiro semestre letivo de 2020
26 de outubro a 6 de novembro – Recesso escolar, período para atualização do sistema de registro acadêmico, análise do trabalho desenvolvido no primeiro semestre e planejamento para o segundo semestre letivo
9 de novembro – Início do segundo semestre letivo de 2020
24 a 31 de dezembro – Recesso de fim de ano
12 de fevereiro de 2021 – Término do segundo semestre letivo de 2020