metropoles.com

Aplicação de vacinas da Covid-19 no Hospital do Gama precisa melhorar, diz MPDFT

O termo de autodeclaração é um dos pontos a serem observados no quadro do HRG ou de outras unidades de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Prédio do Hospital Regional do Gama (HRG)
1 de 1 Prédio do Hospital Regional do Gama (HRG) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que acompanha as medidas de enfrentamento à pandemia no DF, fez vistoria nesta segunda-feira (25/1) no Hospital Regional do Gama (HRG). O local foi escolhido a partir de relatos de desrespeito às diretrizes definidas no Plano Distrital de Vacinação de Covid-19. Mais de 900 profissionais da área de saúde já foram vacinados na unidade. A previsão é que cerca de 1,2 mil trabalhadores ainda sejam imunizados neste hospital.

Durante a inspeção, o MPDFT obteve informações sobre os protocolos da vacinação no local, além de verificar a publicidade da lista de vacinação, o total de aplicações do imunizante e checar se o formulário de autodeclaração (no qual os vacinados declaram que fazem parte do grupo prioritário) tem sido preenchido corretamente. Durante o encontro, os integrantes do MPDFT também conversaram com os gestores do HRG e com os profissionais da saúde.

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, foi acompanhando da promotora de Justiça Lívia Rabelo, da Promotoria de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), e destacou que a vacinação da atenção primária, que compreende os profissionais de saúde de outras unidades que recebem a aplicação da vacina no hospital, ainda precisa ser aprimorada.

Segundo ele, o termo de autodeclaração ainda deve ser aplicado em todos os vacinados no local, sejam eles do quadro do HRG ou de outras unidades de saúde. Na ocasião, a equipe que é responsável pela aplicação na rede primária se comprometeu a efetivar o termo.

Em relação ao plano de vacinação dos profissionais de saúde, os representantes do MPDFT ressaltaram que outros procedimentos, como a triagem e o preenchimento dos questionários com dados, tem ocorrido adequadamente, mas que o acompanhamento por parte do Ministério Público será constante a fim de garantir transparência e eficiência no processo de imunização da população do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?