“Apenas esperando retorno de Lula”, diz Ibaneis sobre reajuste para forças de segurança do DF
Em evento de filiação da deputada Jane Klebia ao MDB, o governador Ibaneis Rocha comentou sobre o reajuste da categoria
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) falou, na noite desta quinta-feira (22/6), sobre o avanço das negociações para reajuste das forças de segurança do Distrito Federal. Segundo ele, a expectativa, agora, é sobre um retorno positivo por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o acordo feito com a categoria.
Neste mês, as forças de segurança aceitaram a proposta do Palácio do Planalto, de parcelar o reajuste de 18% em duas vezes.
“A gente aguarda que, nas próximas semanas, tenhamos um retorno do presidente Lula ao Congresso Nacional, para que a gente tenha consolidado esse reajuste”, disse Ibaneis ao chegar no evento de filiação da deputada Jane Klebia ao MDB.
Sobre o reajuste
As polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros Militar do DF (CMBDF) são custeados com recursos da União, já que atuam na capital do país, que abriga as sedes dos Três Poderes e embaixadas de outras nações.
O governo federal repassa, anualmente, os recursos ao Fundo Constitucional do DF (FCDF), que é gerido pelo Governo do DF. Qualquer incremento salarial depende de negociação entre as esferas local e nacional.
O GDF pediu ao governo federal que concedesse aumento de 18% para os policiais civis, militares e bombeiros, considerando as perdas salariais das categorias nos últimos anos. Segundo o GDF, o orçamento atual do FCDF é capaz de suportar essa adição sem necessidade de aporte a mais pela União.
Em 26 de abril de 2023, a bancada do DF fechou acordo com representantes do governo federal para elaboração, em conjunto, de medida provisória e PLN para a alteração orçamentária necessária ao reajuste. A nova proposta deveria ser votada no Congresso dentro de 30 dias.
Mas, após o fim do prazo, o governo federal apresentou nova proposta para parcelar o aumento em três anos, o que provocou revolta dos parlamentares do DF.
Por fim, a categoria e os parlamentares do DF aceitaram o pagamento do aumento em duas parcelas e aguardam a efetivação da proposta.
“O MDB me acolheu”, diz Jane Klebia após filiação ao partido
Na noite desta quinta-feira (22/6), a deputada distrital Jane Klebia oficializou a filiação ao MDB. Em evento no Setor de Clubes Sul, a parlamentar recebeu autoridades e nomes do partido.
Segundo Jane, a decisão pelo MDB foi “natural”. “Conversei com vários partidos, mas o MDB me deu um acolhimento. Tem história, experiência e força no DF”, disse a deputada.
“Vou ter mais conforto segurança nesse caminhar”, completou.
O governador Ibaneis Rocha (MDB), presente no evento, comemorou a filiação da deputada.
“Jane tem muito a demonstrar para a população desse Brasil. Trabalhei muito esses meses para que você pudesse se consolidar junto ao MDB”, disse o chefe do Executivo local. “O MDB é o partido com o maior número de filiados do Brasil. E aqui no DF não é diferente”, completou.
Com a filiação, o MDB passará a ter cinco representantes na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com o presidente da Casa, Wellington Luís, Iolando Almeida, Hermeto e Jaqueline Silva.