Apenas 1 deputado que buscava reeleição pelo DF fica de fora da Câmara
Outros quatro parlamentares não voltam ao Congresso Nacional para a legislatura de 2023-2026 por diferentes motivos. Confira lista
atualizado
Compartilhar notícia
Três dos quatro deputados federais que buscavam voltar à Câmara dos Deputados conseguiram a reeleição. Bia Kicis (PL), Erika Kokay (PT) e Julio Cesar (Republicanos) saíram vitoriosos. Já Professor Israel Batista (PSB) não obteve sucesso.
Quatro parlamentares que buscaram outros cargos ou trocaram de estado para concorrer não voltam ao Congresso Nacional para a legislatura de 2023-2026. São eles: Celina Leão (PP), eleita vice-governadora na chapa com Ibaneis Rocha (MDB); Flávia Arruda (PL), que perdeu a vaga ao Senado Federal; Luis Miranda (Republicanos), que desta vez concorreu por São Paulo; e Paula Belmonte (Cidadania), que conseguiu se eleger deputada distrital.
Veja aqui a lista dos eleitos:
Para os cargos do Poder Legislativo, adota-se o Sistema Eleitoral Proporcional. Ou seja, as vagas para os cargos de deputado federal e distrital são distribuídas em proporção aos votos dados aos candidatos, partidos e federações e preenchidas pelas representantes mais votados, até o limite das vagas obtidas.