Apagão: pane deixa metade do DF sem luz
Quase metade do DF foi atingido pelo blecaute da tarde desta sexta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pane elétrica deixou desde as 15h desta sexta-feira (18/9) várias regiões do DF sem energia. Às 16h25, 48% do Distrito Federal ainda estava sem luz. O sistema foi totalmente restabelecido por volta das 17h30. Cerca de 350 mil pessoas foram afetadas pelo apagão.
Em nota, Furnas esclareceu que um incêndio próximo à subestação de Samambaia provocou o desligamento “dos circuitos 1 e 2 da linha da linha Samambaia-Brasília Sul”. O sistema de transmissão de energia já foi restabelecido. Ainda segundo a nota, as queimadas sob as linhas de transmissão são uma das principais causas de desligamento não programado de energia.
Ficaram às escuras Lago Sul, Jardim Botânico, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), parte do Lago Norte e do Setor Comercial Norte, além do Guará. Houve picos de energia em outras regiões da cidade, como Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Sudoeste, Águas Claras e Taguatinga.
A CEB, no Twitter, informou que o blecaute seria reflexo de um pedido feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para redução de carga de energia ao DF. O órgão, no entanto, negou a informação e falou em sobrecarga do sistema, que teria gerado um desligamento automático do fornecimento.
O Hospital Universitário de Brasília (HUB), da UnB, ficou sem luz, mas funcionou com gerador e alguma oscilação até a energia voltar. O metrô também enfrentou problemas. Trens ficaram parados nas estações, que foram fechadas. Os veículos tiveram de ser evacuados. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek não relatou problemas.
A Esplanada dos Ministérios teve interrupções. O Ministério do Esporte relatou fornecimento intermitente de energia. O Pátio Brasil e o Brasília Shopping tiveram oscilação de energia. Várias lojas do Shopping Iguatemi fecharam as portas.No Lago Sul, a energia foi restabelecida às 16h10.