Apagão durou 1h30 e afetou mais de 280 mil residências no DF
De acordo com a CEB, ainda não se sabe as causas do desabastecimento que atingiu quatro subestações na noite de quarta (24/04/2019)
atualizado
Compartilhar notícia
Por cerca de uma hora e meia, milhares de pessoas ficaram sem energia no Distrito Federal. O apagão atingiu quatro subestações na noite dessa quarta-feira (23/04/2019) e, segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), as causas do desabastecimento ainda são desconhecidas.
De acordo com a estatal, entre 21h49 e 23h20, houve o desligamento de uma barra de 138 kV da Subestação Brasília Sul, ou Furnas, responsável pela chegada de parte da energia que a companhia distribui aos consumidores.
“O desabastecimento de Furnas afetou as subestações de Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Ceilândia Sul e Norte, Taguatinga e Taguatinga Norte, interrompendo o fornecimento de energia para 280.637 unidades consumidoras. Ainda não temos as causas do desabastecimento, o que deve ser verificado junto a Furnas”, destacou a CEB, em nota.
Também por meio de nota, Furnas informou que o desligamento na Subestação de Brasília Sul foi motivado por um problema técnico ocorrido em equipamento associado a um dos barramentos do setor de 138 kV. “Todos os equipamentos desta subestação já tiveram seu funcionamento restabelecido. Técnicos apuram, neste momento, os detalhes das causas da ocorrência”, assinalou.
O apagão ocorre três dias após o DF sofrer com fortes chuvas que castigaram a cidade no último domingo (21/04/2019). Em decorrência da tempestade, algumas regiões de Brasília também sofreram com a falta de energia elétrica, como Santa Maria, Lago Sul e Asa Norte.