Comerciantes do DF relatam transtornos após apagão: “Prejudicou o trabalho”
Além do DF, ao menos 25 estados foram afetados pela queda de energia, a maioria da região Nordeste. Situação foi normalizada por volta das 9
atualizado
Compartilhar notícia
O apagão nacional que também atingiu o Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15/8) causou transtornos aos comerciantes da Asa Norte.
Por volta das 8h20, um restaurante e uma academia da 712 Norte registraram queda de energia e ficaram com as atividades paralisadas por cerca de 30 minutos.
Na unidade da academia Smart Fit da quadra comercial, a energia voltou às 8h51. Funcionários informaram que os alunos que chegaram para treinar neste intervalo foram aconselhados a irem às outras unidades da rede.
O Restaurante Supremo Fogão, também na 712, teve as operações atrasadas por 40 minutos. O gerente do estabelecimento conversou com a reportagem e explicou que, por sorte, a queda de energia não aconteceu no horário do almoço, que é o momento mais movimentado.
“Durou cerca de 40 minutos. Prejudicou o trabalho inicial de preparação dos pratos, mas conseguimos reverter. Estamos funcionando normalmente”, disse o gerente.
Moradora da quadra, a dentista Luciana Medeiros, 30 anos, disse que acordou com o apagão ao ouvir o ar condicionado desligar sozinho. “Achei que fosse uma queda de energia normal, não sabia que tinha sido um apagão até ler nos noticiários. Graças a Deus, não tive prejuízos com eletrodomésticos queimados. Logo voltou a energia”, afirmou.
A Neoenergia Brasília informou que o fornecimento de eletricidade foi parcialmente interrompido no DF às 8h31, sendo completamente normalizado às 9h.
Nas redes sociais, há relatos de rápida queda de energia na Asa Norte e na região central de Brasília.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) informou que, entre 8h39 e 8h50, recebeu seis solicitações de resgate de pessoas presas em elevador no Plano Piloto, no Lago Norte, no Gama e em Ceilândia.
Os locais atendidos pela corporação foram:
- C.A. 10, Lotes 1-4, Condomínio Belágio no Lago Norte;
- C.A. 8, Lote A , Ed. Premier, no Lago Norte;
- SQNW 111, Bloco C, no Noroeste;
- Edifício Correia, Projeção II, no Gama;
- Edifício Center Oni, em Ceilândia;
- AR 312, Conjunto 4A, Lote 1, Residencial Conquista em Samambaia.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que houve uma interrupção de 16 mil megawatts na rede de operação Sistema Interligado Nacional (SIN) no Norte e no Nordeste do Brasil. O problema afetou também a região Sudeste, devido à interligação das regiões.
As causas do apagão em abrangência nacional ainda estão sendo apuradas. A Neoenergia detalhou que as seguintes regiões administrativas foram afetadas pelo problema: Águas Claras; Arniqueiras; Brazlândia; Candangolândia; Ceilândia; Cruzeiro; Gama; Guará; Itapoã; condomínios do Jardim Botânico; área rural do Jardim Botânico; Lago Norte; Lago Sul; Núcleo Bandeirante; Paranoá; Park Way; Park Way, área do aeroporto; Planaltina; Plano Piloto; Pôr do Sol; Recanto das Emas; Riacho Fundo; Riacho Fundo 2; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; SCIA; SIA; Sobradinho; Sobradinho 2; Sudoeste/Octogonal; Taguatinga; e Vicente Pires.