metropoles.com

Apagão na Asa Norte atinge 62 mil e pode ter sido causado por queimada

De acordo com a CEB, falha em subestações deixou quadras sem energia por até 40 minutos na tarde desta quarta-feira (17/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Asa Norte sem energia
1 de 1 Asa Norte sem energia - Foto: Reprodução

Falha em duas subestações deixou parte na Asa Norte sem energia na tarde desta quarta-feira (17/10). Com base em informações da Companhia Energética de Brasília (CEB), 62.545 unidades consumidoras da região administrativa ficaram às escuras por até 40 minutos.

O problema, segundo a estatal, pode ter sido provocado por uma queimada. “Às 15h08, um corredor de distribuição de 34,5 kV, que sai da Subestação Brasília Norte e alimenta as linhas 3 e 4 – localizadas na Asa Norte –, foi desligado pelo sistema de proteção, provavelmente devido a uma queimada”, destacou a empresa. Às 15h48, a energia foi restabelecida em sua totalidade.

Diversas pessoas relataram falta de energia no Setor Hoteleiro Norte, no Brasília Shopping, e em várias quadras da região administrativa. Por volta das 15h40, os semáforos estavam desligados na Avenida W3.

Nesse mesmo horário, a assessoria de imprensa do Brasília Shopping informou que o centro comercial encontrava-se às escuras, assim como as imediações. A energia foi restabelecida às 16h.

A dona de casa Laura Andrade Guimarães de Oliveira, 76 anos, levou um susto quando, na tarde desta quarta, colocou as roupas na máquina de lavar. “A energia falhou, do nada. E olha que a conta está paga desde antes do vencimento”, brincou.

Dona Laura mora no Bloco E da 408 Norte e estava, por volta das 15h50, há pelo menos 30 minutos, sem energia em casa. Até foi ao apartamento de uma vizinha perguntar se o problema também havia ocorrido ali. “Tudo bem, uma hora a energia volta”, conformou-se.

Transtornos
Devido ao apagão, a arquiteta Débora Figueiredo, 32, moradora da 407 Norte, teve de ir até a Asa Sul para tirar cópias de um projeto.

Porteiro do Bloco C da 108 Norte, Francisco de Assis Araújo (foto abaixo), 49, conta que um morador pegava o elevador no momento do corte de energia e acabou ficando preso. “Precisei acalmá-lo. Pedi que sentasse no fundo e acionei a empresa, que rapidamente liberou a saída dele”, relatou.

Victor Fuzeira/Metrópoles

Arthur Werlang, 30, proprietário de um restaurante na 709 Norte, contou que o apagão começou por volta das 15h. Naquele momento, havia quatro clientes no estabelecimento. Na sequência, “houve picos” de energia.

O empresário também enfrentou transtornos. “Tivemos um problema no fechamento do caixa, mas estamos resolvendo. Ainda não identificamos nenhum equipamento danificado, porém os picos de luz nos obrigou a desarmar o quadro de energia”, destacou.

Na mesma quadra, a comerciante Brenda Paula Pereira, 32, precisou alterar a operação do seu restaurante para não ter prejuízo. “A comida do balcão esfriou e os funcionários tiveram de aquecer os alimentos de novo. Não pudemos vender o suco natural, pois o espremedor não funcionava”, ressaltou.

A falta de luz também atingiu as últimas quadras da região administrativa. Conforme relato da bancária Liliane Montalvão, 39, a unidade da Caixa Econômica Federal da 512 Norte teve de recorrer ao uso de geradores.

Uma unidade do Ministério da Saúde, localizada no Setor de Edifícios Públicos Norte (SEPN), também sofreu com o apagão. De acordo com o servidor Marcos André Novais, 34, houve várias quedas de energia no órgão.

A região do Setor Hospitalar Norte foi afetada, o que impediu a realização de exames na tarde desta (17) quarta. Já o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de referência em tratamento de queimados, não foi atingido.

“A direção do Hospital Regional da Asa Norte esclarece que possui geradores em todas as áreas críticas da unidade e que a queda de energia não prejudicou o atendimento aos pacientes”, informou a Secretaria de Saúde, por meio de nota.

 

Confira os relatos nas redes sociais:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?