metropoles.com

Apae-DF lança campanha em prol da inclusão de pessoas com deficiência

Dados do IPEDF revelam que mais de 113 mil pessoas com algum tipo de deficiência — 3,8% do total da população — vivem no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unlisted/Stock Photos
Pessoa sentada em cadeira de rodas entrando em carro
1 de 1 Pessoa sentada em cadeira de rodas entrando em carro - Foto: Unlisted/Stock Photos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) lança, neste mês, uma campanha sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O objetivo da iniciativa é divulgar um dos princípios com que a organização trabalha há mais de 60 anos e garantir que as cerca de 700 pessoas com deficiência (PCDs) auxiliadas anualmente continuem a receber amparo da associação.

A assistência prestada pela Apae-DF se divide em quatro unidades de atendimento: Asa Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho, onde 460 pessoas recebem assistência. Além delas, outras 230 contam com suporte apenas em ambiente de trabalho.

A associação também ampara, orienta e acompanha famílias com necessidades sociais. Para doar e ajudar a instituição, acesse o link.

Dados

Dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) revelam que mais de 113 mil pessoas com deficiência vivem na capital do país. O quantitativo corresponde a mais de 3,8% da população com 2 anos ou mais.

Entre elas, as taxas por tipo de deficiência são:

  • Deficiência visual — 43,2%
  • Deficiência múltipla — 22,6%
  • Deficiência física — 19,8%
  • Deficiência auditiva — 7,2%
  • Deficiência intelectual ou mental — 7,2%

Sobre a Apae-DF

Fundada em 20 de agosto de 1964, a Apae do Distrito Federal é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove ações em favor de jovens e adultos com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências.

A instituição concilia ações de assistência social e de educação para garantir direitos, favorecer a qualidade de vida, ampliar a autonomia e viabilizar o acesso do público atendido ao mercado de trabalho.

Embora estabeleça parcerias com empresas e órgãos públicos, a Apae-DF integra o terceiro setor, filiada ao Movimento Apaeano — o maior da América Latina em prol de pessoas com deficiência intelectual.

A Rede Apae se forma pelo conjunto de uma federação nacional, 21 estaduais e mais de 2 mil unidades da associação espalhadas pelo território nacional.

As ações são custeadas por doações financeiras de associados e da comunidade, conquistados, principalmente, por meio do serviço de doações telefônicas da instituição, o TeleApae.

Contudo, a Apae-DF também conta com recursos humanos e financeiros cedidos por diversos colaboradores, entre os principais, as secretarias de Educação (SEDF) e de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal, além do Capital de Prêmios, por meio de parceria com a Apae Brasil, da Universidade de Brasília (UnB), do Arquivo Nacional, de entidades do Sistema S, entre outros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?