Apae-DF lança campanha em prol da inclusão de pessoas com deficiência
Dados do IPEDF revelam que mais de 113 mil pessoas com algum tipo de deficiência — 3,8% do total da população — vivem no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) lança, neste mês, uma campanha sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O objetivo da iniciativa é divulgar um dos princípios com que a organização trabalha há mais de 60 anos e garantir que as cerca de 700 pessoas com deficiência (PCDs) auxiliadas anualmente continuem a receber amparo da associação.
A assistência prestada pela Apae-DF se divide em quatro unidades de atendimento: Asa Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho, onde 460 pessoas recebem assistência. Além delas, outras 230 contam com suporte apenas em ambiente de trabalho.
A associação também ampara, orienta e acompanha famílias com necessidades sociais. Para doar e ajudar a instituição, acesse o link.
Dados
Dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) revelam que mais de 113 mil pessoas com deficiência vivem na capital do país. O quantitativo corresponde a mais de 3,8% da população com 2 anos ou mais.
Entre elas, as taxas por tipo de deficiência são:
- Deficiência visual — 43,2%
- Deficiência múltipla — 22,6%
- Deficiência física — 19,8%
- Deficiência auditiva — 7,2%
- Deficiência intelectual ou mental — 7,2%
Sobre a Apae-DF
Fundada em 20 de agosto de 1964, a Apae do Distrito Federal é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove ações em favor de jovens e adultos com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências.
A instituição concilia ações de assistência social e de educação para garantir direitos, favorecer a qualidade de vida, ampliar a autonomia e viabilizar o acesso do público atendido ao mercado de trabalho.
Embora estabeleça parcerias com empresas e órgãos públicos, a Apae-DF integra o terceiro setor, filiada ao Movimento Apaeano — o maior da América Latina em prol de pessoas com deficiência intelectual.
A Rede Apae se forma pelo conjunto de uma federação nacional, 21 estaduais e mais de 2 mil unidades da associação espalhadas pelo território nacional.
As ações são custeadas por doações financeiras de associados e da comunidade, conquistados, principalmente, por meio do serviço de doações telefônicas da instituição, o TeleApae.
Contudo, a Apae-DF também conta com recursos humanos e financeiros cedidos por diversos colaboradores, entre os principais, as secretarias de Educação (SEDF) e de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal, além do Capital de Prêmios, por meio de parceria com a Apae Brasil, da Universidade de Brasília (UnB), do Arquivo Nacional, de entidades do Sistema S, entre outros.