Ao lançar Renova-DF, governo anuncia UBS e restaurante comunitário em Arniqueira
Programa de capacitação profissional formará 500 alunos para trabalharem nas áreas de construção civil e jardinagem
atualizado
Compartilhar notícia
O Renova-DF, programa de capacitação profissional, chegou a Arniqueira nesta quinta-feira (30/9). Mais 500 alunos serão capacitados nas áreas de construção civil e jardinagem, enquanto reformam espaços públicos. Cada aprendiz receberá um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
O lançamento do programa na região administrativa ocorreu nesta manhã na praça da QS 8.
O secretário de Governo José Humberto Pires representou o governador Ibaneis Rocha (MDB) durante a solenidade de lançamento. Ele destacou que, além de ser um projeto social, vai gerar emprego e renda para a população.
“Esse programa nasceu com o espírito de renovar Brasília e renovar a vida das pessoas. Espero que isso aconteça na vida de todos vocês (aprendizes do Renova-DF)”, disse o secretário.
Ele comentou que o governador amanheceu um pouco gripado e preferiu não comparecer ao local presencialmente.
Na oportunidade, José Humberto também assinou simbolicamente ordens de serviço para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Restaurante Comunitário da região.
O projeto Renova-DF passou por Ceilândia e Samambaia, formando 846 estudantes e reformando cerca de 100 equipamentos públicos. Desse total de formandos, 117 foram contratados por empresas que prestam serviço para o governo.
Na terça-feira (28), São Sebastião também recebeu o programa. Outras 500 pessoas vão participar do projeto. Desses, 200 ficaram na cidade, e outros 300 vão para Ceilândia. As próximas cidades que devem receber o Renova-DF são Guará e Riacho Fundo 2.
O Renova-DF
Os alunos participam de uma formação de três meses com 20 horas semanais. Eles têm aulas teóricas e práticas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.
Nas aulas práticas, os estudantes realizam a recuperação de quadras poliesportivas, praças, parquinhos infantis, parques, pontos de encontro comunitário, jardins, campos de futebol sintéticos.
Os participantes devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Os que ficarem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai. Alunos analfabetos terão curso de alfabetização sem custos.
Os estudantes foram selecionados e entregaram toda a documentação; portanto, não há como se inscrever mais no Renova-DF. Participam pessoas com mais de 18 anos, moradoras do DF, natas, naturalizadas ou estrangeiras em situação regular no país e em situação de desemprego.