metropoles.com

Anúncio de Bolsonaro frustra policiais civis e militares do DF

Sindicato dos Policiais Civis convocou assembleia para discutir eventuais ações de mobilização para pleitear a recomposição salarial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
pm polícia militar
1 de 1 pm polícia militar - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O anúncio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta sexta-feira (27/12/2019), de que não dará reajuste salarial a policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal por meio de medida provisória (MP) pegou as categorias de surpresa.

A assinatura da MP na véspera de Natal gerou expectativa de que o aumento de 8% fosse aplicado imediatamente. Apesar de as categorias reivindicarem um reajuste mais alto, de 37%, a notícia tinha acalmado os ânimos dos profissionais.

Com a reviravolta, a repercussão foi imediata. O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) convocou assembleia geral extraordinária para as 14h de segunda-feira (30/12/2019) a fim de discutir eventuais ações de mobilização para pleitear a recomposição salarial.

“A categoria está muito insatisfeita, frustrada e indignada com o não avanço dessa pauta. A gente perdeu um ano acreditando no compromisso do governador e na boa vontade do presidente”, disse o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho.

Bolsonaro argumentou que pretendida dar andamento à MP, mas poderia ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O presidente acrescentou que, no começo de fevereiro de 2020, será feito um projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) para discutir o assunto.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo-DF), Rafael Sampaio, a tramitação do reajuste salarial em 2020 no Congresso Nacional pode ser prejudicada pelas eleições municipais.

“A gente vê com muita preocupação esse anúncio de PLN em ano de eleição, porque o projeto atende a uma parcela pequena de servidores de um ente da Federação com bancada pequena, apesar da qualidade dos parlamentares”, destacou.

Os PMs também foram surpreendidos com o anúncio de Bolsonaro. “Pensamos que fosse um aumento que sairia agora. Mas o que nos resta é esperar. Vamos ver, em fevereiro, qual é a novidade que vem”, afirmou o presidente da Associação dos Oficiais da PMDF (Asof), tenente-coronel Eduardo Naime.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?