Antecipação da 2ª dose da Pfizer começa nesta 5ª no DF. Confira locais e regras
Aqueles que deveriam tomar a dose de reforço até 3 de setembro podem adiantar em uma semana o fim do ciclo de imunização
atualizado
Compartilhar notícia
Quem deveria receber a 2ª dose da vacina da Pfizer contra Covid-19 até 3 de setembro pode antecipar o fim do ciclo de imunização a partir desta quinta-feira (26/8). A estratégia de agilizar a aplicação das duas doses vem sendo utilizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com a Astrazeneca.
A Secretaria de Saúde divulgou os locais onde ocorre a aplicação da segunda dose de cada um dos imunizantes. São 20 pontos para quem adiantar a vacina da Pfizer e 53 para quem seria vacinado com a Astrazeneca até 31 de agosto.
Confira os locais:
A vacinação de jovens de 17 anos, além das gestantes e puérperas a partir desta idade, continua nesta quinta em locais exclusivos.
Veja:
Pessoas acima dos 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose podem começar a imunização nos seguintes pontos:
Durante a semana, o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, explicou que a novidade é possível graças à chegada de doses novas.
“Perguntaram-me por que não começava a vacinação da Pfizer, por que ainda não havia doses suficientes para fazer a antecipação. Com a chegada dessas doses novas, vai ser possível, a partir dessa quinta-feira, antecipar a segunda dose para aqueles que têm a D2 marcada até 3 de setembro. Então, quem tem vacina marcada até 3 de setembro pode procurar a antecipação a partir de 26/8, na quinta-feira”, afirmou.
De acordo com o integrante do Palácio do Buriti, até então, apenas a vacina fabricada dela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) estava liberada para a antecipação das doses.
“Mantendo a antecipação da AstraZeneca, que já vinha sendo feita, mas era uma solicitação constante das pessoas que buscavam a antecipação da segunda dose da Pfizer. Então, tudo o que é possível fazer para facilitar e simplificar, a gente busca. Essa antecipação é mais uma forma de incentivo para que as pessoas busquem a imunização com as duas doses. Só com isso que a gente terá o ciclo de imunização totalmente finalizado e poderá avançar no retorno à normalidade da melhor forma e o mais rápido possível”, explicou.