metropoles.com

“Ano que vem a gente cuida do reajuste”, diz Ibaneis a servidores

Governador se reunirá com sindicatos na próxima semana. Prioridade neste ano é garantir outros benefícios, como o plano de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luís Nova/Administração de Ceilândia
Luís-Nova-adm-de-Ceilândia
1 de 1 Luís-Nova-adm-de-Ceilândia - Foto: Luís Nova/Administração de Ceilândia

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que retomará a discussão do pagamento da terceira parcela do reajuste de servidores públicos do Distrito Federal no início de 2020. Ainda segundo o governador, para minimizar os transtornos ao funcionalismo, a ideia é conceder outros benefícios, como plano de saúde, conforme antecipado pelo Metrópoles. As propostas serão discutidas em reunião do emedebista com sindicalistas na próxima semana.

“Reconheço o belíssimo trabalho que os servidores públicos realizam pelo Distrito Federal. É preciso que tenhamos um olhar especial voltado a eles. Mas o momento agora é de se criar outro ambiente econômico dentro da cidade, gerando emprego e renda. Eu já avisei a alguns sindicalistas que quero reuni-los na próxima semana. Nós vamos fazer tudo o que for possível por todos os servidores do Distrito Federal, contanto que não envolva, neste momento, o reajuste”, disse Ibaneis.

A declaração foi dada nesta quarta-feira (14/08/2019), durante o ato de sanção da lei que cria a Administração Regional do Sol Nascente e Pôr do Sol, ocorrido na sessão itinerante da Câmara Legislativa em Ceilândia (foto em destaque).

Na mesma solenidade, Ibaneis ressaltou que a situação econômica hoje requer cautela. “Não temos condições de, com 336 mil desempregados, esquecer a população. Nossa prioridade agora é investimento, geração de emprego e renda. No ano que vem a gente cuida do reajuste. Vamos estar com o orçamento organizado”, prevê.

Da mesma forma, o secretário de Fazenda, Orçamento, Planejamento e Gestão, André Clemente, confirmou à reportagem que trabalha com a expectativa de discutir o reajuste nos primeiros meses do ano que vem. “É uma meta do governador e de toda a equipe, mas dependemos do cenário real que vamos encontrar. Tudo está sendo avaliado criteriosamente. No final, ao apresentarmos o quadro, será o governador que definirá as prioridades de gestão”, afirmou.

Terceira parcela

O pagamento da terceira parcela do reajuste aprovado em 2013, ainda na gestão Agnelo Queiroz (PT), voltou à pauta após um áudio gravado pelo governador e enviado à presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde), Marli Rodrigues, ter circulado na manhã desta quarta nas redes sociais. Na gravação, divulgada no site da entidade, o emedebista cumprimenta a sindicalista, informa a intenção do governo local de oferecer plano de saúde a todos os servidores e, no final, trata da principal reivindicação das categorias do serviço público distrital.

“Eu quero que saibam [os servidores] que, mesmo numa época de dureza, de crise, com a recessão divulgada pelo governo federal, o GDF [Governo do Distrito Federal] dá atenção especial aos seus servidores e às suas famílias. Certamente, no ano que vem, com a recuperação econômica, todos nós sentaremos à mesa – todos os sindicatos, todos aqueles que representam os servidores públicos do DF – para que possamos tratar de um reajuste digno para as categorias”, declarou Ibaneis no áudio.

Marli Rodrigues reconhece o esforço do governador em honrar a promessa feita na campanha. “Os servidores públicos da Saúde do Distrito Federal, durante os quatro anos de governo de Rodrigo Rollemberg, foram vítimas de ataques, de perseguição e de calote. Foram quatro anos de intenso sofrimento. Passamos para o governo Ibaneis e nós temos, sim, a expectativa de que o governo venha a cumprir o seu compromisso de campanha”, afirmou.

Ainda de acordo com a sindicalista, os servidores de nível médio e técnico foram os únicos que não receberam a parcela, que deveria ter sido incorporada em 2015. “Todas as outras categorias de nível superior já tiveram o aumento. Nossa angústia é grande, e a sensação de discriminação ainda permanece. Mas o governador sabe o tamanho da nossa expectativa e reconhece o quanto é justo que essa terceira parcela seja quitada.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?