Ano letivo de escolas públicas do DF vai terminar em 28 de janeiro de 2021
Secretaria de Educação liberou novo calendário, com recesso definido para o período entre 23 e 31 de dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
Com a Portaria nº 158 publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, a rede pública de ensino terá as 800 horas de aula definidas pelo Ministério da Educação, porém, com flexibilização dos 200 dias letivos obrigatórios. Assim, as atividades foram retomadas na segunda-feira (13/7) e vão até o dia 28 de janeiro de 2021 de forma geral.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Profissional, os centros interescolares de línguas (CILs), as instituições parceiras e os centros de educação da primeira infância (CEPIs) encerrarão o ano letivo um dia depois, em 29 de janeiro.
Confira o calendário:
O objetivo, segundo a Secretaria de Educação, foi manter o calendário original, mas adaptado ao contexto da pandemia do novo coronavírus. A pasta garante que os alunos terão acesso aos mesmos conteúdos pedagógicos que estavam definidos para 2020.
O GDF havia liberado o calendário para o retorno presencial previsto.
Veja como ficará a organização:
Testes
Segundo a secretaria, o primeiro passo para o retorno das atividades escolares presenciais é a testagem para Covid-19 dos profissionais de educação. Os exames serão realizados em parceria com a Secretaria de Saúde de 3 a 14 de agosto.
Em seguida, de 17 a 28 de agosto, ocorrerá a ambientação presencial dos profissionais das carreiras do magistério e de assistência, com formação para os protocolos de segurança nas unidades escolares, de acordo com as orientações das autoridades de saúde pública. Aquelas pessoas que pertencem ao grupo de risco não voltarão. Profissionais que apresentarem sintomas da Covid-19 também não deverão atuar de forma presencial.
“Tudo foi planejado detalhadamente e tomando todos os cuidados necessários. Nós testaremos os professores, cumpriremos todos os protocolos e teremos uma volta gradual e segura para toda a comunidade da educação. Teremos um retorno do processo educacional, mas de forma segura e absolutamente planejada”, garante o secretário de Educação, Leandro Cruz. (Com informações da Secretaria de Educação)