Compartilhar notícia
O Dia Nacional de Combate ao Câncer infanto-juvenil é lembrado neste sábado (23/11/20219). A data foi instituída para chamar atenção sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, aumentando a cura dos pequenos pacientes.
O Hospital da Criança de Brasília Jose Alencar (HCB) foi inaugurado no dia 23/11/2011. Por isso, a diretoria da Abrace escolheu o dia para ser um marco na luta de combate ao câncer, que é a principal causa de morte por doença na faixa de 5 a 19 anos no Brasil. Em crianças e jovens evolui rapidamente, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado proporcionam chances de até 80% de cura.
A festa de aniversário de oito anos do HCB está sendo comemorado nesta sexta-feira (22/11/2019). Assim, a instituição relembra o trabalho de trazer a esperança de cura a todos pacientes da pediatria. Lá, eles tratam de câncer e outras doenças de média e alta complexidade.
Confira os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer:
- Palidez, dor óssea, hematomas ou sangramento
- Caroços ou inchaços — especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
- Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
- Alterações oculares — pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos
- Inchaço abdominal
- Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
- Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
- Fadiga, letragia, ou mudanças no comportamento, como isolamento
- Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação