metropoles.com

Animais resgatados em canil clandestino estão disponíveis para adoção

Cães e gatos estavam em condições degradantes, em local insalubre e serviam como reprodutores para venda de filhotes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Reprodução
ctioro
1 de 1 ctioro - Foto: PCDF/Reprodução

Os 80 cachorros e 12 gatos apreendidos pelas polícias Civil e Militar em um canil clandestino na Colônia Agrícola Samambaia, na última quinta-feira (2/8), estão disponíveis para adoção. A Polícia Civil disponibilizou os contatos da Delegacia do Meio Ambiente (Dema) para esclarecer os procedimentos a serem realizados pelos interessados em adotar um desses animais.

Desde a operação, os bichos estão em lares temporários indicados pela Justiça, onde esperam até a definição de um novo tutor.

4 imagens
1 de 4

PCDF/Divulgação
2 de 4

PCDF/Divulgação
3 de 4

PCDF/Divulgação
4 de 4

PCDF/Divulgação

 

Fábrica de filhotes
Quando foram encontrados pela polícia, após denúncia anônima, os cães e gatos estavam em situação insalubre, maltratados, doentes, famintos e sujos.

Alguns deles foram encontrados dentro de caixas, mas a grande maioria era guardada em gaiolas: até sete bichos de grande porte e suas crias dividiam o mesmo espaço.

Segundo o delegado Marco Salmen, responsável pelas investigações, o canil objetivava a reprodução dos animais para venda de filhotes. Entre os pets apreendidos havia cachorros de raça, como buldogues franceses e yorkshires, cuja média de preço para venda é de R$ 4 mil.

A proprietária comprou o local há 12 anos e não possuía as licenças necessárias para funcionamento. Ela foi autuada pelo crime de maus-tratos, com pena prevista de 3 meses a 1 ano. Os bichos foram encaminhados para organizações não governamentais (ONGs) cujos integrantes assumiram os cuidados com os pets, até estes encontrarem lares definitivos.

Para mais informações sobre a adoção, basta entrar em contato com a Delegacia do Meio Ambiente (Dema) pelos telefones (61) 3207-4855 e (61) 3207-4856 ou ir à unidade – localizada no Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Parque da Cidade –, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?