metropoles.com

Anac confirma que helicóptero com 300 kg de pó está em nome de policial do DF

Aeronave caiu no último domingo (1°/8), em Mato Grosso. Corregedoria da PCDF vai abrir sindicância para investigar o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ciopaer/MT
Helicóptero cai com 300 kg de cocaína a bordo
1 de 1 Helicóptero cai com 300 kg de cocaína a bordo - Foto: Ciopaer/MT

O helicóptero que carregava 300 quilos de cocaína e caiu em Poconé (MT), no último domingo (1º/8), ainda pertence a um papiloscopista da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e contradiz a alegação do policial, que informou ter vendido o veículo em maio deste ano.

“Ela pertence a Ronney José Barbosa Sampaio. O helicóptero foi adquirido por ele no dia 30 de abril de 2021, tendo seu registro efetivado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) em 5 de maio de 2021, após o antigo dono comunicar a venda, dentro do prazo de 30 dias”, informou a agência reguladora, ao Metrópoles.

Nessa segunda-feira (2/8), Ronney havia dito que vendeu a aeronave em maio, mas que o comprador não transferiu o bem. “Vendi essa aeronave e não transferiram, dia 25/5. Não sabia o que o cara ia fazer na aeronave, tenho recibo de compra e venda e testemunha, e, infelizmente, estava no meu nome”, disse.

No entanto a Anac diz que não há registro recente de venda. “Até o momento, o proprietário Ronney José Barbosa Sampaio não comunicou a venda de sua aeronave matrícula PT-RMM, que deve ser feita dentro do prazo informado anteriormente, conforme a Resolução nº 293 da ANAC”, aponta.

Tal resolução decide que a comunicação de venda deve ser remetida ao RAB, pelo vendedor, com firma reconhecida, até 30 dias da sua realização, devidamente preenchida com nome, CNPJ/CPF, endereço completo do comprador e elementos de identificação da aeronave, sob pena de multa nos termos da legislação vigente.

Metrópoles apurou que a Corregedoria da PCDF vai abrir sindicância para investigar o caso, como é praxe na corporação em casos de servidores que, porventura, envolvam-se em algo ilícito.

A reportagem voltou a fazer contato com o policial na tarde desta terça-feira (3/8), mas foi informada que não poderia falar no momento. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Queda

O helicóptero carregado de pó caiu na região do Pantanal, em Poconé (MT), no domingo (1º/8).

Segundo o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a aeronave foi encontrada com sacos de droga ao seu redor durante uma operação da Polícia Federal. O helicóptero, modelo Robinson R-44, matrícula PT-RMM, estava parcialmente destruído, mas não havia sinais de feridos.

Nessa segunda-feira (2/8), a perícia foi ao local e foram coletadas as digitais presentes na aeronave para tentar identificar os suspeitos.

O caso é investigado como tráfico internacional de drogas pela Polícia Federal de Mato Grosso. No total, o helicóptero carregava o equivalente a R$ 6,9 milhões em cocaína. O veículo podia levar uma carga máxima de até 340 kg e até três passageiros além do piloto.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?