Anac confirma que helicóptero com 300 kg de pó está em nome de policial do DF
Aeronave caiu no último domingo (1°/8), em Mato Grosso. Corregedoria da PCDF vai abrir sindicância para investigar o caso
atualizado
Compartilhar notícia
O helicóptero que carregava 300 quilos de cocaína e caiu em Poconé (MT), no último domingo (1º/8), ainda pertence a um papiloscopista da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e contradiz a alegação do policial, que informou ter vendido o veículo em maio deste ano.
“Ela pertence a Ronney José Barbosa Sampaio. O helicóptero foi adquirido por ele no dia 30 de abril de 2021, tendo seu registro efetivado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) em 5 de maio de 2021, após o antigo dono comunicar a venda, dentro do prazo de 30 dias”, informou a agência reguladora, ao Metrópoles.
Nessa segunda-feira (2/8), Ronney havia dito que vendeu a aeronave em maio, mas que o comprador não transferiu o bem. “Vendi essa aeronave e não transferiram, dia 25/5. Não sabia o que o cara ia fazer na aeronave, tenho recibo de compra e venda e testemunha, e, infelizmente, estava no meu nome”, disse.
No entanto a Anac diz que não há registro recente de venda. “Até o momento, o proprietário Ronney José Barbosa Sampaio não comunicou a venda de sua aeronave matrícula PT-RMM, que deve ser feita dentro do prazo informado anteriormente, conforme a Resolução nº 293 da ANAC”, aponta.
Tal resolução decide que a comunicação de venda deve ser remetida ao RAB, pelo vendedor, com firma reconhecida, até 30 dias da sua realização, devidamente preenchida com nome, CNPJ/CPF, endereço completo do comprador e elementos de identificação da aeronave, sob pena de multa nos termos da legislação vigente.
O Metrópoles apurou que a Corregedoria da PCDF vai abrir sindicância para investigar o caso, como é praxe na corporação em casos de servidores que, porventura, envolvam-se em algo ilícito.
A reportagem voltou a fazer contato com o policial na tarde desta terça-feira (3/8), mas foi informada que não poderia falar no momento. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Queda
O helicóptero carregado de pó caiu na região do Pantanal, em Poconé (MT), no domingo (1º/8).
Segundo o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a aeronave foi encontrada com sacos de droga ao seu redor durante uma operação da Polícia Federal. O helicóptero, modelo Robinson R-44, matrícula PT-RMM, estava parcialmente destruído, mas não havia sinais de feridos.
Nessa segunda-feira (2/8), a perícia foi ao local e foram coletadas as digitais presentes na aeronave para tentar identificar os suspeitos.
O caso é investigado como tráfico internacional de drogas pela Polícia Federal de Mato Grosso. No total, o helicóptero carregava o equivalente a R$ 6,9 milhões em cocaína. O veículo podia levar uma carga máxima de até 340 kg e até três passageiros além do piloto.