Amigos largam tudo para percorrer de moto a América Latina em um ano
Motociclistas instituíram uma regra para toda a jornada: não pagar pela hospedagem. O ponto de partida da aventura será a Torre de TV, nesta quarta-feira (3/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O mundo em uma mochila. Essa será a realidade dos amigos Raphael Deeter, 28 anos e Geraldo Helcius, 36, nos próximos 365 dias. A partir de quarta-feira (3/8), os motociclistas colocarão o pé na estrada e percorrerão 60 mil quilômetros por toda a América Latina. Carros, apartamentos, casas, bicicletas, sapatos… Os dois venderam tudo o que tinham para viver esse sonho sobre duas rodas.
Há mais de um ano, o ex-publicitário Deeter e o fotógrafo Helcius começaram a delimitar e a planejar a aventura. Condições climáticas, incansáveis revisões nas motocicletas, planilhas com previsões dos gastos… Tudo foi colocado no papel.
Para garantir apoio nos 13 países escolhidos nesse ano de viagem, a dupla entrou em contato com cerca de 2 mil motoclubes. Eles receberam tanto apoio que instituíram uma regra para toda a jornada, intitulada Projeto Tempestas: não pagar pela hospedagem.
No início, a norma foi criada por uma questão orçamentária. Mas após conseguirem inúmeras demonstrações de ajuda, os amigos viram que a regra poderia ser uma forma de conhecer, com mais intensidade, a cultura dos locais que visitarão. “Nos hospedaremos em igrejas, postos de gasolina, motoclubes e casas de amigos. Será uma oportunidade de contar a nossa história de uma forma completamente diferente”, explicou Deeter.
Para documentar toda a aventura, os dois farão um diário de bordo semanal nas redes sociais. Eles vão registrar a cultura e as peculiaridades de cada região visitada. O público poderá interagir por meio do site, da página do projeto no Facebook e do canal no YouTube, sugerindo outras rotas, paradas de camping, restaurantes e até pontos turísticos.
A proposta é viver o agora e ir em busca do que é real para a gente. Passamos por momentos pesados e percebemos que a rotina que vivíamos não era a realidade que queríamos. Vamos viajar fora de uma jaula, sentindo o ar, a paisagem
Raphael Deeter
Os aventureiros não contam com nenhum patrocínio para o desafio. O Brasília Capital Moto Week é parceiro da iniciativa e cedeu um espaço no evento para a dupla trocar experiências com outros motociclistas. Às 8h, família e amigos se despedirão de Deeter e Helcius na Torre de TV. De lá, eles seguirão em comboio para Goiânia (GO).
A partir da cidade goiana, os motociclistas estarão apenas com as mochilas, suas Hondas Shadows, as plataformas digitais e o desejo de parar apenas quando os odômetros das motos atingirem a marca dos 60 mil quilômetros rodados. A dupla retornará a Brasília em 2017, durante a 14ª edição do Brasília Capital Moto Week.