metropoles.com

Amigos largam tudo para percorrer de moto a América Latina em um ano

Motociclistas instituíram uma regra para toda a jornada: não pagar pela hospedagem. O ponto de partida da aventura será a Torre de TV, nesta quarta-feira (3/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David Ayronn/Divulgação
Amigos vão percorrer de moto todas as capitais da América do Sul
1 de 1 Amigos vão percorrer de moto todas as capitais da América do Sul - Foto: David Ayronn/Divulgação

O mundo em uma mochila. Essa será a realidade dos amigos Raphael Deeter, 28 anos e Geraldo Helcius, 36, nos próximos 365 dias. A partir de quarta-feira (3/8), os motociclistas colocarão o pé na estrada e percorrerão 60 mil quilômetros por toda a América Latina. Carros, apartamentos, casas, bicicletas, sapatos… Os dois venderam tudo o que tinham para viver esse sonho sobre duas rodas.

Há mais de um ano, o ex-publicitário Deeter e o fotógrafo Helcius começaram a delimitar e a planejar a aventura. Condições climáticas, incansáveis revisões nas motocicletas, planilhas com previsões dos gastos… Tudo foi colocado no papel.

Para garantir apoio nos 13 países escolhidos nesse ano de viagem, a dupla entrou em contato com cerca de 2 mil motoclubes. Eles receberam tanto apoio que instituíram uma regra para toda a jornada, intitulada Projeto Tempestas: não pagar pela hospedagem.

 

No início, a norma foi criada por uma questão orçamentária. Mas após conseguirem inúmeras demonstrações de ajuda, os amigos viram que a regra poderia ser uma forma de conhecer, com mais intensidade, a cultura dos locais que visitarão. “Nos hospedaremos em igrejas, postos de gasolina, motoclubes e casas de amigos. Será uma oportunidade de contar a nossa história de uma forma completamente diferente”, explicou Deeter.

Para documentar toda a aventura, os dois farão um diário de bordo semanal nas redes sociais. Eles vão registrar a cultura e as peculiaridades de cada região visitada. O público poderá interagir por meio do site, da página do projeto no Facebook e do canal no YouTube, sugerindo outras rotas, paradas de camping, restaurantes e até pontos turísticos.

A proposta é viver o agora e ir em busca do que é real para a gente. Passamos por momentos pesados e percebemos que a rotina que vivíamos não era a realidade que queríamos. Vamos viajar fora de uma jaula, sentindo o ar, a paisagem

Raphael Deeter

Os aventureiros não contam com nenhum patrocínio para o desafio. O Brasília Capital Moto Week é parceiro da iniciativa e cedeu um espaço no evento para a dupla trocar experiências com outros motociclistas. Às 8h, família e amigos se despedirão de Deeter e Helcius na Torre de TV. De lá, eles seguirão em comboio para Goiânia (GO).

Carlos Terrana/Divulgação
Os amigos Geraldo Helcius e Raphael Deeter

 

A partir da cidade goiana, os motociclistas estarão apenas com as mochilas, suas Hondas Shadows, as plataformas digitais e o desejo de parar apenas quando os odômetros das motos atingirem a marca dos 60 mil quilômetros rodados. A dupla retornará a Brasília em 2017, durante a 14ª edição do Brasília Capital Moto Week.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?