metropoles.com

Ameaças em escolas: 88% dos trotes no DF partiram de adolescentes de 12 a 14 anos

Das falsas denúncias recentes recebidas pelas corporações e apuradas, maioria partiu de adolescentes. SSP-DF pede colaboração das famílias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TONY WINSTON/AGÊNCIA BRASÍLIA
ciade telefone pmdf
1 de 1 ciade telefone pmdf - Foto: TONY WINSTON/AGÊNCIA BRASÍLIA

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, afirmou, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13/4), que 88% dos trotes recentes sobre ataques em instituições de ensino apurados pela pasta partiram de adolescentes de 12 a 14 anos.

“Durante esse período, temos recebido milhares de denúncias, cuja maioria são falsas. Mas 88% das apuradas envolvem crianças de 12 a 14 anos. E o que está fora disso é de crianças com menos de 12 anos”, declarou o secretário de Segurança Pública.

O chefe da pasta aproveitou a oportunidade para reforçar o papel das famílias dessas crianças no combate às denúncias falsas. “Os pais podem ajudar a esclarecer que esses trotes são maléficos, que prejudicam um trabalho feito com toda seriedade e concentração. [É preciso] ensinar aos filhos que trote não é algo que se faça, pois prejudica a atuação das forças de segurança”, reforçou.

Diante das ameaças recentes, o Governo do Distrito Federal (GDF) criou novos canais de denúncia sobre casos de violência em instituições de ensino.

Confira:

Multas por trotes

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, em edição extra do Diário Oficial (DODF) dessa quarta-feira (12/4), a regulamentação da lei que visa coibir a prática de trotes telefônicos.

A lei, aprovada em 2019, tinha, até então, caráter educativo. Porém, a partir de agora, as multas e punições serão aplicadas a quem se comunica indevidamente com serviços de emergência, combate a incêndios ou ocorrências policiais.

A proposta de criação da lei partiu do deputado distrital Eduardo Pedrosa (UB). O texto sancionado prevê punições a quem passar trote ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), à Defesa Civil, às polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), bem como ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Uma das medidas estabelece pagamento de multa de até três salários mínimos — ao todo, R$ 3.906. Se o poder público não conseguir cobrar por via administrativa, a penalidade seguirá por via judicial.

Medidas de segurança nas escolas

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) recebeu autorização para contratar policiais temporariamente e anunciou que dará andamento à proposta. A medida visa ampliar a segurança e coibir a violência em 1,6 mil escolas privadas e particulares, além de creches, faculdades e universidades.

GDF vai contratar policiais temporariamente para reforçar segurança em escolas

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (13/4), Sandro Avelar, afirmou: “Estamos autorizados a buscar contratações temporárias de policiais e vamos fazer”. No entanto, por questões de segurança, segundo o secretário, a pasta não divulgará a quantidade de servidores nem como devem atuar nos colégios. Até o momento, não há data para chegada do efetivo, mas os militares convocados serão da reserva e voluntários.

Outras medidas anunciada pela pasta incluem: reforço do efetivo do Batalhão de Policiamento Escolar (BPesc); criação de novos canais de denúncia; além de otimização do uso dos carros das corporações. As forças de segurança atuarão em conjunto, com participação das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito (Detran).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?