metropoles.com

Ambulâncias do CBMDF voltam a registrar falta de pá em desfibriladores

Corporação informou que, com apoio do Samu, tem conseguido suprir as demandas e o processo de licitação já foi finalizado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Bolsa com desfibrilador verde dentro
1 de 1 Bolsa com desfibrilador verde dentro - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Ambulância do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) de ao menos quatro regiões administrativas do DF voltaram a apresentar falta da pá descartável do desfibrilador externo automático, conhecido como ADE. O dispositivo verifica os batimentos cardíacos do paciente e aplica choque elétrico se o coração parar de pulsar.

Em julho, o Metrópoles revelou o problema, que se estendia havia 7 meses. “Não é a primeira vez, mas agora está pior. Lago Norte, Paranoá, Sobradinho e Sudoeste não têm”, revela o servidor, que terá o nome preservado a pedido. “Estamos sem esse material importantíssimo para salvar uma vida”, lamenta.

2 imagens
O dispositivo verifica os batimentos cardíacos do paciente e aplica choque elétrico se o órgão parar de bater normalmente
1 de 2

Socorristas do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) denunciam a falta da pá descartável do desfibrilador adulto, aparelho usado para reanimação em caso de parada cardíaca

Material cedido ao Metrópoles
2 de 2

O dispositivo verifica os batimentos cardíacos do paciente e aplica choque elétrico se o órgão parar de bater normalmente

Material cedido ao Metrópoles

“Da última vez, pegaram emprestado com a Secretaria de Saúde, mas já acabou tudo de novo”, informa o profissional. “O que mais me deixa mais indignado é que eu trabalho em uma ambulância e presencio isso diariamente”.

Além disso, várias viaturas teriam sido retirada de circulação por falta de freios novos e filtro de óleo. “Os militares estão tendo que comprar para não baixar a viatura”, reclama.

Procurado pelo Metrópoles, o CBMDF informou que o processo de compra foi finalizado. “Estamos na fase de assinatura de contrato com a empresa fornecedora e, em questão de dias, teremos os equipamentos repostos. Ressaltamos, que o apoio do Samu, das aeronaves e viaturas, tem suprido as demandas”.

Já sobre a falta de peças, um contrato teria sido assinado na tarde desta quinta-feira (13/10). “A partir de amanhã as viaturas deverão se deslocar para o Centro de Manutenção para substituição das peças. Os problemas mecânicos que surgem nas nossas viaturas, são pontuais e reforçamos que em nenhum momento a população do DF foi prejudicada”, destacou a corporação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?