metropoles.com

Alunos se queixam de falha no acesso às aulas on-line da UnB

Atividades voltaram nesta segunda. Período de adaptação vai até 4 de setembro. Serão mais de 3,5 mil disciplinas oferecidas remotamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Corredor da UnB
1 de 1 Corredor da UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As aulas a distância para os alunos da Universidade de Brasília (UnB) começaram nesta segunda-feira (17/8), após cinco meses suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados preliminares, havia 1.500 estudantes on-line na plataforma Aprender 3 às 10h, de um total de cerca de 40 mil estudantes matriculados na instituição.

“Lembramos, contudo, que essa não é a única plataforma utilizada pela comunidade. A resolução sobre a retomada, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, prevê que outras ferramentas gratuitas também podem ser utilizadas, a critério do docente”, afirmou a administração superior da entidade, em nota.

O retorno ocorre totalmente on-line, e as atividades presenciais continuam suspensas nos campi. A partir desta semana, os estudantes darão continuidade ao primeiro semestre letivo de 2020. Os universitários precisarão usar novas plataformas para acompanhar o lançamento de atividades e a apresentação de professores para as mais de 3,5 mil matérias oferecidas.

Kleber Cardoso, 22 anos, estudante do 8º  semestre de comunicação organizacional, teve problemas com o acesso à plataforma.”Fiz meu cadastro no SIGAA, organizei as questões das matérias e quando fui acessar hoje, pelas instruções, pediram a senha que seria a mesma da minha matrícula web. Mesmo assim não consigo entrar”, explicou.

Kleber tinha aula a partir das 16h desta segunda e tentava resolver o problema antes que as lições começassem. “A mensagem que aparece é que eu preciso contatar um administrador. Eu também não estou conseguindo e enviei um e-mail diretamente para a secretaria da Faculdade de Comunicação em busca de ajuda. Espero conseguir resolver logo”, ressaltou.

Já a aluna Maria Júlia Oliveira Dias, 19, do curso de pedagogia, está com boa expectativa. Ela já teve uma primeira aula introdutória nesta manhã.

“O professor de sociologia da educação fez essa primeira aula para conversar com a gente e tirar as nossas dúvidas sobre como vai funcionar nos próximos dias. Não foi obrigatório”, contou.

“Eu peguei cinco matérias, uma por dia. Vou assistir a todas. Tiveram muitas mudanças, mas, a partir do momento em que a gente acessa, já começa a entender como funciona. É bem fácil. Também tiveram muitos colegas que fizeram tutoriais para ajudar os que têm menos aptidão. Estou confiante que dará certo”, disse a graduanda.

A estudante de veterinária Cristina Alves, 18, também está otimista com a retomada do semestre. “O melhor é voltarmos no período da pandemia, com responsabilidade e seguros, de forma virtual. O modelo de ensino dificulta o aprendizado, mas é a única maneira de retornarmos. Se todos se comprometerem, acredito que será muito positivo”, afirmou.

4 imagens
Kleber teve problema com o primeiro acesso na plataforma
Na UnB, as atividades letivas serão virtuais na volta às aulas
Retorno das aulas será remoto
1 de 4

Maria Júlia estuda pedagogia e está com boa expectativa para o retorno das aulas

2 de 4

Kleber teve problema com o primeiro acesso na plataforma

3 de 4

Na UnB, as atividades letivas serão virtuais na volta às aulas

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Retorno das aulas será remoto

Michael Melo/Metrópoles

Procurada, a universidade informou ainda que “as instabilidades na plataforma Aprender 3 são normais nestes primeiros dias, devido ao grande número de acessos” e pediu a “compreensão de todos.” Segundo a UnB, os problemas devem ser reportados à equipe de suporte, pelo e-mail apoioaprender@ead.unb.br.

A nota enviada à reportagem ainda frisa “que a resolução sobre a retomada prevê três semanas de ambientação, nas quais professores e estudantes terão a oportunidade de se adaptar à nova realidade, conforme a necessidade. A Universidade inclusive recomenda a realização de atividades de ambientação, tais como fóruns e enquetes, para verificação do perfil da turma e envio de tarefas simples nessa fase, para verificar se todos estão conseguindo realizá-las”, finaliza.

Retorno

O calendário acadêmico segue até 18 de dezembro. Tantas novidades de uma só vez para uma comunidade acadêmica tão diversa, no entanto, podem levantar algumas dúvidas. Por esse motivo, explica o decano de Ensino de Graduação da UnB, Sérgio Freitas, será necessário um período de adaptação.

“Uma das coisas mais discutidas nesse tempo foi a ambientação. Sabemos que é um processo paulatino e por isso estamos recomendando que as três primeiras semanas sejam para isso acontecer”, justifica. Com esse tempo, a instituição crê que todos os eventuais problemas que acontecerem terão tempo para serem resolvidos. A ideia é que ninguém saia prejudicado neste começo.

“O estudante pode ter tranquilidade. Queremos que atividades, provas ou qualquer outra coisa só passe a ser cobrado quando todos já estiverem aptos. Dessa forma, é importante um acordo entre professor e turma, para ver quando será possível fazer essas cobranças”, ressalta Sérgio Freitas.

Os docentes terão grande liberdade na maneira de ministrar as aulas, controlar a frequência e fazer avaliações. Uma vez que cada curso tem uma particularidade, não foi possível estabelecer diretrizes mais padronizadas. “Há a possibilidade de ter conteúdo ao vivo, gravado ou de maneira híbrida, mesclando os dois. Cabe ao professor verificar qual a forma de aprendizado que funciona mais, inclusive na hora de cobrar trabalhos ou atividades”, pontua o decano.

Vale lembrar que é possível trancar o semestre a qualquer momento, sem prejuízo da vida acadêmica. O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) não será diminuído e não há número mínimo de créditos para serem cursados.

Algumas disciplinas precisaram ser canceladas por causa da pandemia, e a UnB proporcionou um período de reajuste da grade curricular. Os interessados em adicionar ou retirar qualquer matéria de sua grade puderam fazer isso via e-mail e, nesse sábado (15/8), os novos horários foram disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Como acompanhar atividades e aulas?

A UnB definiu que a plataforma Aprender e que o Office 365 serão os dois principais modos de ter acesso a aulas e atividades durante o semestre, mas qualquer outro aplicativo gratuito que o professor desejar também poderá ser adotado.

Todas as orientações de como funcionarão as aulas serão dadas via Sigaa. Veja abaixo como utilizar as ferramentas que a instituição recomenda. Para acessar, basta realizar cadastro e entrar com o CPF e uma senha. Dentro da plataforma, é necessário se inscrever nas disciplinas que serão cursadas.

Veja o passo a passo: 

3 imagens
1 de 3

Decanato de Ensino de Graduação (UnB)/ Reprodução
2 de 3

Decanato de Ensino de Graduação (UnB)/ Reprodução
3 de 3

Decanato de Ensino de Graduação (UnB)/ Reprodução

Já o Office 365 é uma suíte da Microsoft com aplicativos como Word, Excel, PowerPoint e Outlook. Há também a plataforma Teams, que permite a realização de videoconferências e professores poderão utilizá-la para as aulas ao vivo.

O acesso do aluno se dá por meio do portal do Office, utilizando o login institucional (matrícula@aluno.unb.br) e a senha, que foi unificada com a do Sistema Integrado de Gestão (SIG). Do contrário, a senha será a mesma utilizada anteriormente no sistema Matrícula Web.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?