metropoles.com

Alunos encaram maratona do vestibular da UnB no fim de semana

Oferta é de 2.105 vagas para 98 cursos de graduação. Provas terão início às 13h, no sábado (2/6) e domingo (3), com duração de 5 horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O fim de semana será de provas para quem deseja ingressar na Universidade de Brasília (UnB). Ao todo, 15.075 candidatos inscreveram-se para os testes do vestibular 2018, que ocorrem neste sábado (2/6) e no domingo (3). Eles disputarão 2.105 vagas distribuídas em 98 cursos de graduação.

As provas terão início às 13h e duração de 5 horas, nos dois dias. Além da aplicação dos exames em localidades no Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, também haverá candidatos fazendo testes em Formosa, Goiânia, Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Os locais e demais informações podem ser consultados aqui.

No campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, o curso mais concorrido é o de medicina (bacharelado), com 179 pessoas por vaga, seguido por direito (bacharelado), com 30,53 concorrentes por oportunidade. Em terceiro lugar, vem o curso de psicologia (bacharelado/licenciatura/psicólogo), com uma demanda de 27,56 inscritos para cada oferta.

Em Ceilândia, a concorrência é maior no curso de fisioterapia (bacharelado): 7,76. Já em Planaltina, lidera o curso de gestão ambiental (bacharelado): 1,30 por vaga. No campus do Gama, a disputa para graduações em engenharias é de 2,93 pessoa para cada oferta, a maior entre as habilitações.

A maior parte das oportunidades disponíveis será destinada às cotas para estudantes de escolas públicas (1.071). O sistema universal tem outras 922 vagas, e os cotistas negros e pardos contam com 112. O vestibular ainda oferece o Sistema Informatizado de Seleção (SISUnB), no qual os candidatos podem alterar a opção do curso, turno e campus conforme o desempenho.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a UnB acreditam que os candidatos não devem ser prejudicados por causa da crise provocada pela paralisação dos caminhoneiros. A expectativa é de que todos eles consigam chegar aos locais de aplicação dos exames, tendo em vista a volta gradual do transporte público e o fato de as provas estarem agendadas para o turno vespertino.

Adiada devido à greve dos caminhoneiros, a data das provas de habilidades específicas será divulgada nesta segunda-feira (4/6). A divulgação do resultado final do vestibular e da relação dos candidatos selecionados em primeira chamada estão previstos para 10 de julho, a partir das 17h.

Queda nas inscrições 
Em 2018, a UnB, que atravessa a pior crise financeira de sua história, assiste a uma queda no número de inscritos em seu vestibular. Foram quase 5 mil a menos do que em 2017, quando 19.866 pessoas se inscreveram para o certame.

De acordo com o Cebraspe, “a variação no número de inscritos é normal de um ano para o outro. Um dos fatores que podem explicar é a coincidência de datas com outros vestibulares de universidades federais”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?