Alunos do IFB protestam contra bloqueios de verbas feitos pelo governo
Segundo a PMDF, os estudantes chegaram a interditar parcialmente uma via, mas a situação foi controlada
atualizado
Compartilhar notícia
Alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) protestaram, na tarde desta quinta-feira (6/10), contra os bloqueios no orçamento da Educação feitos pelo Governo Federal. O ato ocorreu no campus da Asa Norte.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), os estudantes chegaram a interditar parcialmente as vias no local e impactaram o trânsito. Porém, momentos depois, o acesso foi liberado e a PMDF ficou apenas monitorando o ato.
Na quarta-feira (5/10), diversas organizações e institutos educacionais repudiaram o congelamento de 5,8% da verba de órgãos ligados ao Ministério da Educação (MEC) até dezembro. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, o ministro da Educação, Victor Godoy afirmou que o bloqueio não afeta em “nenhum centavo” as universidades e institutos federais.
Godoy afirmou que não haverá suspensão de verbas, mas admitiu que a medida assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 30 de setembro bloqueará parte do orçamento por um período. “É um bloqueio. Foi reduzido de R$ 2 bilhões para R$ 1,3 bilhão. Não afeta em nenhum centavo as universidades e institutos federais. Esse governo foi absorvido pelo MEC”, disse.