Alunos do DF pedem ajuda para apresentar práticas antibullying em SP
Participação da Equipe de Ajuda do CEM 1 do Guará no VI Congresso Nacional acontecerá na Unicamp, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez, alunos e professores do Centro de Ensino Médio 01 do Guará (CEM 01-GG) participarão do Congresso Nacional das Equipes de Ajuda, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
O evento está em sua sexta edição, e a Equipe de Ajuda do CEM 01 do Guará foi convidada para representar o Distrito Federal no combate ao bullying e à violência nas escolas.
O VI Encontro Nacional das Equipes de Ajuda do Brasil, com tema central “Gente que cuida de gente: valorizando toda forma de ser”, ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Centro de Convenções da Unicamp. Para que consigam viajar até o município paulista, os estudantes do DF precisam arrecadar cerca de R$ 15 mil para arcar com os custeios da viagem.
Uma equipe formada por 16 estudantes e três professores do DF pretende se juntar a um grupo de jovens e profissionais da educação de todos os estados do país com o objetivo de compartilhar vivências e conhecimentos que permeiam o trabalho que integrantes das Equipes de Ajuda desenvolvem no enfrentamento cotidiano das violências, situações de intimidação e exclusão, além de lidar com as angústias e ansiedades no ambiente escolar.
“A nossa equipe está empenhada para representar o Distrito Federal e compartilhar a nossa experiência e ações no evento. Contudo, o nosso maior empecilho é a falta de recursos para levarmos os estudantes e professores a São Paulo. Nossa meta é alcançar R$ 15 mil, para transporte, acomodações e alimentação. Esse valor contemplará a ida de 16 estudantes e três professores. Contamos com a contribuição de todos para a nossa causa”, disse a coordenadora pedagógica da escola e membro da Equipe de Apoio, Márcia Delgado Gomes.
Além de promoverem uma vaquinha virtual, os estudantes e professores pretendem fazer rifas e vender doces para ampliar as doações.
“A maioria dos nossos alunos é carente e não tem condições de viajar com recursos próprios. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para arrecadar dinheiro e levar os nosso alunos para que eles possam apresentar o que eles fazem de mais bonito aqui na escola, que é o combate à violência e ao bullying”, destacou outra professora da equipe, Rita Rezende.
Vem Comigo
A Equipe de Ajuda do CEM 01 foi criada a partir do projeto Vem Comigo com foco no enfrentamento de problemas de convivência como agressões físicas, brigas constantes, casos de depressão e automutilação na escola.
A Equipe de Ajuda (EA) é um programa ligado ao Sistema de Apoio entre Iguais (Sai), acompanhado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem – Unicamp), que trabalha com a formação de alunos e alunas para o protagonismo estudantil com o objetivo de favorecer a convivência positiva entre pares e com as pessoas que convivem no ambiente escolar.
Os estudantes das EAs são indicados pelos próprios colegas para representarem os valores socioemocionais desejados pela turma.
A partir da seleção, quem é escolhido passa por uma formação inicial em que se estuda sobre valores, escuta ativa, comunicação não violenta e as diferentes fases da ajuda para situações de incivilidades, exclusão, bullying, cyberbullying ou outros conflitos que afetam negativamente a comunidade escolar.
As EAs trabalham, de forma individual, acolhendo e auxiliando estudantes que se sentem sozinhos ou excluídos, e quando observam situações que pareçam desafiadoras em sala de aula, encaminham aos tutores, sempre com o intuito de ser uma rede de apoio.
Algumas ações desenvolvidas pelas Equipes de Ajuda foram: a construção do mural interativo com o tema ansiedade; a montagem das caixas SOS, com o objetivo de ouvir os estudantes de forma anônima; disponibilização do Qrcode para avaliação diagnóstica de bullying; e rodas de conversas para pais e estudantes.
Os alunos Gabriel Sousa Marques, de 18 anos, e Maria Benedita dos Reis Santos, 17, são alunos do 3ª ano do ensino médio e representam parte da Equipe de Ajuda do GG.
“Em 2023, formamos a primeira equipe de ajuda do projeto Vem Comigo que se iniciou em 2019. O nosso intuito é identificar e combater o bullying de forma rápida. Estamos com a expectativa muito alta em representar o DF nesse congresso e mostrar tudo o que aprendemos”, comentou Gabriel.
“Esse é um projeto maravilhoso. Na Unicamp, vamos representar os direitos humanos, a diversidade, as questões de gênero e o respeito. Queremos ajudar muito os nossos colegas a superarem problemas. É muito importante cuidar da saúde mental dos estudantes”, acrescentou Maria.
Atualmente, o CEM 01 do Guará é a única escola pública do Distrito Federal que desenvolve o programa.
Colabore
Para conhecer mais sobre a Equipe de Ajuda e colaborar com quantias em dinheiro, acesse a página do Instagram @equipe.ajudagg. Também é possível contribuir financeiramente via Pix pela chave: 4997268@vakinha.com.br.