metropoles.com

Alunos de medicina da UnB protestam por retomada de aulas práticas

Os futuros médicos estão há um ano e meio sem as atividades práticas previstas, devido a pandemia da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagens cedidas ao Metrópoles
Alunos de medicina da UnB protestam por retomada de aulas práticas
1 de 1 Alunos de medicina da UnB protestam por retomada de aulas práticas - Foto: Imagens cedidas ao Metrópoles

Cerca de 70 estudantes de medicina da Universidade de Brasília (UnB) protestam, nesta segunda-feira (9/8), em frente ao Hospital Universitário (HuB), pela retomada das atividades práticas do curso de medicina na universidade.

Os futuros médicos estão há um ano e meio sem as atividades práticas previstas do curso, que é a fase em que começam a ter mais contato com a rotina hospitalar e aprendem sobre o atendimento e identificação básica de um paciente doente. A vivência clínica foi suspensa pela Faculdade de Medicina da UnB no início da pandemia no Brasil.

Segundo Alice Reis, aluna do 8° semestre de medicina, os três semestres sem práticas prejudica a formação desses futuros profissionais da saúde. “Nós percebemos como isso é ruim, porque quando vamos atender nós não sabemos o que fazer. A prática é feita para solidificar o conhecimento, precisamos aprender a interagir com os pacientes e saber o que precisa ser olhado, tocado e estudado. Nossa formação foi muito prejudicada”, contou a estudante.

Veja imagens do protesto:

7 imagens
Com cartazes, grupo se reuniu em frente ao HUB
Segundo os alunos, outras universidades já estão retomando as atividades
Universitários sentem-se prejudicados com a falta de prática
Muitos alunos já estão no 8° semestre do curso
Alunos de Medicina na UnB durante protesto
1 de 7

Alunos do medicina protestam pela retomada de aulas práticas

Material Cedido ao Metrópoles
2 de 7

Com cartazes, grupo se reuniu em frente ao HUB

Imagens cedidas ao Metrópoles
3 de 7

Segundo os alunos, outras universidades já estão retomando as atividades

Imagens cedidas ao Metrópoles
4 de 7

Universitários sentem-se prejudicados com a falta de prática

Imagens cedidas ao Metrópoles
5 de 7

Muitos alunos já estão no 8° semestre do curso

Imagens cedidas ao Metrópoles
6 de 7

Alunos de Medicina na UnB durante protesto

Imagens cedidas ao Metrópoles
7 de 7

Encontrou ocorreu em frente ao Hospital Universitário de Brasília

Imagens cedidas ao Metrópoles

Os alunos, carregando cartazes com frases de protesto e vestidos de branco, pedem um posicionamento da UnB, já que outras universidades federais retornaram com as aulas práticas. “Várias outras faculdades de medicina retornaram com as práticas nos ambientes dos hospitais e vemos a demora da UnB para se organizar. Não temos visto uma mobilização para retornar”, lamentou Henrique Ferro, estudante do 8° semestre.

“Queremos que os professores e diretores vejam o nosso desejo de ter aulas práticas, principalmente as hospitalares com pacientes, porque é assim que se aprende medicina. Não só com livros e teoria”, desabafou Henrique.

Para os alunos, falta empenho dos professores em apresentar os planos, além de uma falha de comunicação de cada coordenação do curso com os docentes. “A UnB sempre coloca obstáculos para a retomada das aulas práticas, apesar de haver algumas disciplinas com planos de retorno apresentados e aprovados, outras disciplinas ainda não apresentaram plano de retorno e isso desacelera o processo para retomada prática”, explicou Thalisson Pikhardt, aluno do 5° semestre e coordenador geral do Centro Acadêmico.

O que a UnB diz?

Em nota ao Metrópoles, a direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília esclarece que, considera que o contexto epidemiológico atual ainda impõe a restrição de atividades presenciais. “Foram planejadas e executadas as atividades práticas consideradas essenciais para a manutenção do fluxo de formação dos estudantes, seguindo rigorosamente as recomendações de biossegurança e avaliação de riscos de transmissão de SARS-CoV-2 nas instalações da Faculdade de Medicina”, comentou.

A UnB esclareceu, ainda que estão em andamento estudos que servirão de base para produzir as soluções que serão implantadas em maior escala, quando houver progressão para a etapa 2 do Plano de Contingência da Universidade de Brasília.

“A UnB mantém tratativas permanentes com a gestão do Hospital Universitário de Brasília para planejar e executar experiências-piloto de retomada de atividades de estudantes no ambiente hospitalar que constituirão os modelos para a retomada de atividades em maior escala, assim que as condições epidemiológicas permitam avançar nesse sentido, seguindo as recomendações do Comitê de Operações de Emergência do HUB-UnB (COE-HUB)”, explicou.

O Metrópoles também acionou o HuB, que reconheceu a importância pedagógica do estágio para a formação profissional de médicos, mas afirma não poder desconsiderar a situação epidemiológica do Distrito Federal. “Diante desse cenário, o objetivo é garantir o retorno responsável dos estudantes e oferecer ambiente seguro para eles e para profissionais e pacientes”, explicou.

O Hospital Universitário de Brasília informa que está retomando progressivamente as atividades práticas dos estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). “No primeiro semestre deste ano, o HUB contava com a presença de 260 alunos. Atualmente, são 385 estudantes em atividades práticas nas instalações do hospital oriundos de 11 cursos de graduação da UnB, com previsão de aumentar pelo menos mais 100 nas próximas semanas, priorizando aqueles que estão mais próximos da conclusão do curso. Todos os estudantes recebem os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a atividade”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?