metropoles.com

Alunos de computação da UnB conquistam vaga em torneio internacional

Equipes masculina e feminina conseguiram classificação para final latino-americana, em 2024, no México, e pode garantir vaga mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Maratona SBC de Programação
Maratona de computação
1 de 1 Maratona de computação - Foto: Divulgação/Maratona SBC de Programação

Três times da Universidade de Brasília (UnB) — dos campi Darcy Ribeiro e Gama (FGA) — participaram da final da 28ª Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em Chapecó (SC), e se classificaram para a final latino-americana do International Collegiate Programming Contest (ICPC), previsto para ocorrer em Guadalajara, no México, entre 14 e 19 de março de 2024.

Composto pelo mestrando em matemática Alberto Neto e pelos graduandos Lucas Cruz, do curso de ciência da computação, e Tiago Fernandes, de engenharia da computação, o time ¿¿Heladito?? foi o melhor da região Centro-Oeste, conquistou medalha de bronze na competição e alcançou a 11ª posição no ranking nacional — além do 20º lugar na América Latina.

A equipe Lenhadoras de Segtree, formada pelas estudantes de ciência da computação Maria Eduarda Carvalho, Maria Eduarda Machado e Nathália Oliveira, também se classificou para a próxima fase da competição como o melhor time feminino da América Latina.

4 imagens
Time ¿¿Heladito??, com os estudantes Alberto Neto, Lucas Cruz e Tiago Fernandes (os três ao centro)
O time do campus Gama Me Prova que Eu Tô Certo
Time Flamengo se classificou para final mundial em 2022
1 de 4

As Lenhadoras de Segtree, formado pelas estudantes de ciência da computação Maria Eduarda Carvalho, Maria Eduarda Machado e Nathália Oliveira

Divulgação/Maratona SBC de Programação
2 de 4

Time ¿¿Heladito??, com os estudantes Alberto Neto, Lucas Cruz e Tiago Fernandes (os três ao centro)

Divulgação/Maratona SBC de Programação
3 de 4

O time do campus Gama Me Prova que Eu Tô Certo

Divulgação/Maratona SBC de Programação
4 de 4

Time Flamengo se classificou para final mundial em 2022

Divulgação/Maratona SBC de Programação

O time da FGA Me Prova que Eu Tô Certo ficou em 38º lugar no Brasil e na 102ª colocação na América Latina. No total, 16 equipes brasileiras seguem para a final no México. Os vencedores da próxima etapa disputarão a final mundial.

“Há diversos bons resultados recentes. A UnB se tornou referência de excelência na competição nos últimos anos”, afirma o professor de ciência da computação Guilherme Novaes. “Temos esperança de que ao menos um dos times [da universidade] avance para a final mundial.”

Acompanhamento

Os participantes se prepararam entre três e quatro anos para alcançar o desempenho atingido nas competições. “Temos construído um trabalho bem forte dentro da universidade. Desenvolvemos uma série de atividades locais para incentivá-los, bem como disciplinas que auxiliam nos treinamentos”, detalhou.

Guilherme atua como coach das equipes junto ao ex-aluno da UnB e duas vezes finalista mundial na competição José Marcos Leite; ao professor de ciência da computação Vinícius Ruela; e ao professor Edson Alves. Os três são os principais responsáveis pelos treinos e resultados obtidos pela universidade na maratona.

Para além da competição, os resultados se refletem nos resultados acadêmicos. “Os estudantes desenvolvem uma série de habilidades, aprendem a trabalhar em equipe e, principalmente, a estudar. No departamento [de ciência da computação], eles são reconhecidos por terem os melhores desempenhos nas matérias”, ressaltou Guilherme.

Maratona de computação

Fora os classificados em 2023 para o torneio latino-americano, o time Flamengo se classificou para a final mundial no ciclo de 2022. O evento seria no Egito no início deste mês, mas foi postergado e ainda não tem data para ocorrer.

Lançada para encorajar a busca de novas soluções em software, a maratona faz parte das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais do ICPC, nas quais times de três estudantes representam universidades e são desafiados a resolver, em cinco horas, diversos problemas computacionais. Vence o que solucionar a maior quantidade em menor tempo.

Além de permitir que os estudantes exercitem habilidades técnicas e construam uma rede de contatos em nível mundial, a competição incentiva a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?