Alunos da UnB reclamam da falta de senhas para conteúdo on-line
Com aulas presenciais suspensas para evitar o contágio de coronavírus, a UnB informou que os exercícios domiciliares estão em implementação
atualizado
Compartilhar notícia
Com as aulas presenciais suspensas para obedecer ao decreto do GDF publicado em 14 de março, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) estão confusos em como acessar os exercícios domiciliares. A instituição de ensino superior suspendeu as atividades acadêmicas presenciais, como aulas, palestras, seminários, eventos similares e colações de grau até 30 de março.
Para que o calendário acadêmico não fosse paralisado, as atividades presenciais foram substituídas por exercícios domiciliares, sob a supervisão das unidades acadêmicas. Porém, os estudantes alegam não terem recebido as senhas para fazer as tarefas.
Em contato com a reportagem do Metrópoles, alunos de pelo menos três cursos relataram que não tiveram acesso aos e-mails dos professores responsáveis pelas disciplinas. Como a suspensão devido ao avanço da doença no Brasil ocorreu na primeira semana de aula, muitos nem sequer conheceram os docentes para cobrar ou conversar sobre as atividades. Muitos alunos ficaram apreensivos se perderiam as matérias ou nota durante o período em que o decreto permanecer vigente.
A UnB explicou à reportagem que não haverá prejuízo aos alunos. “Os exercícios domiciliares ainda estão em fase de implementação – e não necessariamente para todas as disciplinas da graduação. Nenhum estudante será prejudicado por conta desta fase de adaptação e recomendamos a todos que procurem checar seus e-mails com os docentes ou coordenadores de curso. Caso haja algum erro, peçam a atualização”, disse a instituição, por meio de nota.
Resolução
Segundo a instituição de ensino, o informe do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) que abria a possibilidade de exercícios domiciliares é de segunda-feira (16/03). O mesmo informe ressaltava que os e-mails dos estudantes seriam enviados aos coordenadores de curso na terça-feira (17/03). Por isso, nem todos os professores encaminharam as senhas para a entrada no ambiente virtual.
“Não há uma migração das aulas para o ambiente virtual. A resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) n. 0011/2020 autoriza, quando pertinente, a substituição das atividades acadêmicas presenciais por exercícios domiciliares. Na terça-feira, 17 de março, a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) enviou aos coordenadores de curso os e-mails dos estudantes por disciplina, para serem distribuídos aos docentes. Assim, a realização de exercícios domiciliares ainda está em fase de implementação – e não necessariamente para todas as disciplinas da graduação”, informou a UnB.
Ainda segundo a UnB, a Administração Superior seguirá avaliando, diariamente, o impacto da suspensão das atividades presenciais e a necessidade de medidas adicionais, em diálogo com o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde (Coes) do Covid-19, da UnB, e com os diretores das unidades acadêmicas.